A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão (PDT), assinou contrato com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF para a disponibilização de sete apenados pelo sistema prisional do Distrito Federal. Eles irão usar crachá e transitar normalmente pelos corredores da Câmara Legislativa como qualquer funcionário. Três deles, irão cuidar da jardinagem e os outros quatros vão ser carregadores. O contrato decorrente da Dispensa de Licitação foi publicado nesta quinta-feira (28) pelo Diário Oficial do DF.
contratação dos setes sentenciados que cumprem pena em regime aberto e semiaberto, assistido pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF, para prestação de serviço a Câmara Legislativa do Distrito Federal, tem o objetivo de ajudar na ressocialização dos apenados e de inseri-los no mercado de trabalho.
Segundo a Funap, atualmente quase 2.000 sentenciados já estão no mercado de trabalho e ganham mensalmente uma bolsa de ressocialização que varia entre R$ 700 e R$ 900, dependendo do contrato. Grande parte dos presos já está trabalhando em secretarias, administrações regionais, tribunais, defensoria pública e empresas privadas das áreas de construção civil e informática. Recentemente a Funap fechou contrato com a Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal). Neste caso eles são utilizados no processo de derrubadas de casas.
A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, tem convênio com o Sesc, Senac e trabalha na profissionalização e na recuperação de presos dentro e fora da prisão.
Da Redação Radar