A capital federal está com o índice de desemprego mais baixo dos últimos 7 anos. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), antigo Codeplan.
De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), divulgada nessa terça-feira (25), o índice ficou em 15%, o mais baixo desde janeiro de 2016. Na época estava em 16,6%. O balanço é realizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
O estudo é referente aos resultados obtidos entre setembro de 2021 e setembro de 2022. Durante esses dozes meses, passou de 297 mil para 248 mil, o número de desempregados.
O instituto revela ainda que a criação de 25 mil novos postos de trabalho é um dos fatores que contribuíram para a queda do desemprego no Distrito Federal, no último ano. Os setores que mais contaram foram o de serviços, comércio e reparação e indústria de transformação.
O índice apresentou declínio nas faixas etárias de 14 a 49 anos e o desemprego teve queda tanto nas regiões de renda alta, como nas de renda baixa.
Segundo o estudo, no mesmo período, a taxa de participação diminuiu de 66,1% para 64,2%. A porcentagem refere-se à proporção de pessoas com 14 anos ou mais, empregadas ou em busca ativa de trabalho.
Os setores que mais contrataram entre setembro de 2021 e setembro de 2022 foram de serviços (17 mil contratados), comércio e reparação (3 mil contratados) e indústria de transformação (3 mil contratados).