Mais uma vez, Brasília foi premiada como a cidade detentora dos melhores índices de sustentabilidade. O título é sedido às cidades que equilibram o crescimento econômico com as necessidades da população.
Para chegar ao status, a cidade precisa adotar o uso eficiente de recursos naturais (como gestão adequada da água e resíduos), além de um fortalecimento da governança, do consumo responsável, da justiça social e da transformação digital.
Com o objetivo de garantir um futuro melhor para as próximas gerações, além de Brasília, outras cidades também receberam o reconhecimento, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Anápolis (GO).
“A pontuação de Brasília teve um aumento de 3,45% em relação a 2024, subindo 19 posições no ranqueamento geral”, conforme ressalta o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia (Seec-DF), Wisney Rafael Alves Oliveira.
O Ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da Bright Cities é baseado nos indicadores da norma ISO 37120 – que define e estabelece metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços da cidade, como oferta de esgoto e água potável e a qualidade de vida.
Cobrindo diversos temas, o ranking leva em consideração um total de 43 indicadores, como desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança, tornando-se uma importante referência para governos e instituições em todo o país.