No mês de abril, Brasília comemora 28 anos da faixa de pedestre. A capital Federal é conhecida como referência de respeito a esse equipamento. A primeira faixa foi pintada em frente à Igrejinha, na Asa Sul.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou diversos encontros educativos pelo DF, em comemoração, nessa terça-feira (1°). A Plataforma Superior da Rodoviária, foi um desses locais.
As atividades também tiveram como objetivo relembrar os condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e incentivar a travessia consciente.
“Respeitar o pedestre na faixa é muito mais que um comportamento cidadão. É uma atitude de respeito à vida. E disso o brasiliense entende muito bem! Por isso, esse hábito tem se tornado cada vez mais motivo de orgulho para Brasília e para todos que aqui vivem, sendo reconhecido como patrimônio cultural imaterial do DF”, destaca Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF.
A obrigatoriedade de dar preferência ao pedestre consta no Código Nacional de Trânsito, de 1966. De acordo com a Gerência de Estatística do Detran-DF, desde 1997, as reduções de ocorrências foram expressivas, mesmo com a crescente frota de veículos.
Atualmente, são 4.484 faixas de pedestres no Distrito Federal. O desrespeito à faixa pode resultar em infração gravíssima, penalizada com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A medida está prevista no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro.