O Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa Bolsa Família nas condicionalidades em saúde, entre janeiro e junho de 2025. O índice representa mais de 260,7 mil pessoas e está acima da média nacional.
“Esse avanço reflete o empenho das equipes de Estratégia Saúde da Família [eSF] na melhoria do contato com os pacientes e na qualificação das informações nos sistemas do Bolsa Família”, destaca o Coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Fernando Erick Damasceno.
As condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias nas áreas de saúde e educação, essenciais para a continuidade do benefício financeiro. O objetivo é garantir o acesso a ações básicas de saúde, melhorar a qualidade de vida dessa população.
Para efetuar o acompanhamento em saúde, os cidadãos devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os beneficiários que não cumprem essas condições podem receber algumas sanções, como o benefício bloqueado ou suspenso e até mesmo desligamento do programa.