O ASSUNTO É

Audiência pública da CLDF põe em debate o Projeto Orla

Publicado em

O Governo do Distrito Federal pretende rever o Projeto Orla que, entre outras medidas, objetiva permitir o acesso da população ao Lago Paranoá. Apesar de garantir que “não haverá nenhum tipo de retrocesso em relação à decisão judicial” que ensejou o projeto, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, observou que o GDF fará uma avaliação sobre a continuidade ou não das obras que foram iniciadas no governo passado

Postado por RADAR-DF

As indicações foram feitas durante audiência pública da Câmara Legislativa que debateu, nesta sexta-feira (22), por iniciativa do deputado Leandro Grass (Rede), o Projeto Orla.

No início da discussão, o parlamentar fez um resumo da história do lago e ratificou: “O Lago Paranoá é um patrimônio ambiental e social de todos nós”. Grass explicou a ideia da audiência: “Resgatar a memória da desobstrução; ouvir a sociedade civil e o Ministério Público; e, por fim, os atuais gestores”.

Ex-integrantes do governo Rollemberg iniciaram o debate lembrando dos “percalços judiciais” até o início da desocupação das margens do lago, que permitiram o início dos trabalhos, no final de 2017; além da participação dos diversos órgãos para definir as premissas do projeto. Por sua vez, o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Roberto Carlos Batista observou que ainda, hoje, “resta cumprir decisões judiciais”.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente do DF, Maria Silvia Rossi, subsecretaria de Planejamento Ambiental e Monitoramento, defendeu a construção de um pacto para definir o que deve ou não ser aproveitado do Projeto Orla e reafirmou o compromisso da pasta com a implantação dos parques ecológicos em torno do lago.

Enquanto Alisson Neves, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), chamou atenção para a necessidade de recuperação de áreas degradadas. Para ele, “é legítimo da administração atual reavaliar o projeto”.

Representantes de entidades da sociedade civil, da Universidade de Brasília e de conselhos comunitários trataram a questão por diversos ângulos: o direito dos moradores do Lago Sul e Lago Norte, o acesso dos moradores de outras regiões do Distrito Federal às áreas de lazer, a preservação do meio ambiente, a prática de esportes e até mesmo a forma como o GDF dará publicidade aos estudos e à revisão do projeto.

A deputada Arlete Sampaio (PT) declarou, durante a audiência pública, citando Lucio Costa, que “Brasília é uma cidade em construção”. Ela argumentou que conflitos devem ser resolvidos por meio do estabelecimento de regras e acordos.

“A população de Brasília tem direito à orla do Lago Paranoá, sem afrontar o meio ambiente e os direitos dos moradores daquela região”, afirmou. Para o deputado Fábio Felix (PSOL), uma premissa é fundamental: que o espaço seja livre e democrático.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível reduzir o preço do combustível nas bombas. A medida poderá ser implementada nas...

Mais Radar

Zoológico reabre com funcionamento diário durante o mês de julho

O Zoológico de Brasília retomou as atividades, Após mais de um...

Curso gratuito de corte e costura da Fábrica Social abre mil vagas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) abriu inscrições...

Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados

As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços...

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.