O ASSUNTO É

Atenção Primária à Saúde do DF registra mais de 1 milhão de atendimentos em 2024

Publicado em

De 1º de janeiro até o final de março de 2024, 1.138.832 de atendimentos foram realizados na Atenção Primária à Saúde (APS). Conforme os últimos dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), destes, a assistência por enfermeiros correspondeu a quase 630 mil e 475 mil por médicos.

A APS é uma porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atua como orientadora do cuidado, sendo o primeiro contato do usuário com a rede de saúde pública.

Em casos de dengue, a APS foi responsável por 26,5% das assistências (300,4 mil). De síndrome gripal, foram prestados quase cem mil atendimentos.

Em procedimentos, o nível de atenção realizou 3.097.498, sendo os maiores registros os relativos a aferição de pressão arterial – cerca de 674 mil.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da SES-DF, Sandra França, a APS é o centro de comunicação com toda a rede, atuando como filtro organizador do fluxo de serviços e seguindo princípios fundamentais para o bom funcionamento.

“É um nível que deve se orientar pelos princípios da universalidade, acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização e equidade”, destaca a gestora.

A porta de entrada para a Atenção Primária na SES-DF é a rede de 176 UBSs. Cada unidade atende um território definido, e as equipes de Saúde da Família são responsáveis pela assistência às comunidades das regiões estabelecidas. Para saber qual é a UBS de referência, basta verificar no Busca Saúde UBS.

O objetivo dos serviços é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente a situação de saúde das comunidades. O nível primário abrange promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção do bem-estar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da região do Plano Piloto estão passando por reformas e pintura dos equipamentos. A...

Mais Radar

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da...

Rede pública oferece serviço especializado para tratamento da andropausa

Com o intuito de promover a melhoria das condições de saúde...

Caesb terá economia de R$ 54,5 milhões anuais com Mercado Livre de Energia

Com uma economia de R$ 54,5 milhões anuais, a partir de...

Tendas de acolhimento registram 1.342 atendimentos no DF

Desde a sua instalação, mais de 14.200 pacientes receberam assistência médica nessas estruturas.

Queijeiros do DF são premiados em competição mundial em SP

Além de ser um concurso de prestígio, o Mundial do Queijo do Brasil visa promover e valorizar os queijos fabricados nacionalmente, destacando a habilidade e a dedicação dos queijeiros brasileiros no cenário global.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»