A partir do dia 3 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai retomar o serviço de aplicação de provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) já estão com as agendas abertas para a marcação dos exames.
A demanda reprimida nesses cinco meses em que o serviço ficou suspenso é grande, mas, para cumprir todos os protocolos de segurança necessários à redução dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus, a quantidade de candidatos por turma ficará reduzida a um terço.
“Entendemos a urgência da população e estamos trabalhando para retomar o serviço com toda a segurança. Vamos buscar formas de atender ao maior número possível de pessoas, oferecendo vagas inclusive aos sábados”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
Os testes serão realizados nos mesmos locais onde já eram aplicados antes da suspensão do serviço: no Shopping Popular, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho.
Para evitar aglomerações, de segunda a sexta-feira, as provas serão realizadas fora do horário de funcionamento do atendimento nesses postos, ou seja, antes das 8h e depois das 18h.
No Shopping Popular, não haverá aplicação de provas após as 18h, pela dificuldade de transporte público, pelas condições de segurança no local e pelo impacto no deslocamento causado pela inversão do trânsito na via Estrutural.
Em compensação, serão disponibilizadas, aos sábados, duas turmas pela manhã e outras duas à tarde. Nos demais postos, a aplicação de provas aos sábados será apenas de manhã.
Semanalmente, a Gerência de Habilitação vai abrir 450 vagas, o que equivale a 30% da oferta praticada antes da pandemia.
A expectativa é que essa quantidade seja ampliada, gradativamente, sem descuidar da saúde tanto dos candidatos como dos examinadores.
Os 3.307 candidatos que estavam com as provas agendadas entre os dias 13 e 31 de março, suspensas em razão da quarentena, devem procurar os Centros de Formação de Condutores para remarcar as avaliações