A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) evidencia a importância do Agosto Lilás para este mês. O movimento marca o enfrentamento da violência doméstica e familiar no mês de criação da Lei Maria da Penha, que na próxima quinta-feira (7) completa 19 anos.
A campanha nacional chama atenção para todos os tipos de violência contra a mulher, e para a responsabilidade coletiva no combate a esse crime. A Secretaria reafirma que, mesmo quando a vítima não tem condições de denunciar, outras pessoas devem acionar os canais de atendimento.
Levantamentos feitos pela pasta mostram que em 68,7% dos crimes de feminicídio consumados no Distrito Federal desde a criação da lei, as mulheres não tinham feito denúncia anteriormente.
“O enfrentamento à violência contra a mulher é uma pauta prioritária da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Distrito Federal. Um feminicídio não acontece do dia para a noite. Na maior parte das vezes, ele é precedido por outros tipos de agressão. Por isso, é fundamental que toda a sociedade esteja atenta e denuncie”, ressalta Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública.
O Viva Flor representa a união entre tecnologia e acolhimento humanizado. A iniciativa oferece às mulheres em situação de risco um dispositivo de alerta que aciona imediatamente as forças de segurança em caso de emergência.