O ASSUNTO É

AGEFIS FAZ BALANÇO DE SUAS “TRATORADAS” E DIZ QUE DEVOLVEU MAIS DE 1,5 MILHÃO DE M² DE ÁREA PÚBLICA À POPULAÇÃO

Publicado em

BRUNAOA presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, comemorou ao fazer as contas. Na orla do Lago Paranoá foram derrubadas 130 mil metros quadrados de cercas e alambrados. Nos condomínios e áreas de interesse sociais a Agência de Fiscalização do Distrito Federal “tratorou” 5.533 casas deixando, em média, 20 mil pessoas sem lar.  Segundo o balanço divulgado pelo Governo de Brasília, as 128 operações encabeçadas pela Agefis fazem parte de 487 ações promovidas em 2015. Em 2016 as derrubadas vão continuar na região de Vicente Pires e condomínios do Jardim Botânico e Altiplano Leste. Por enquanto, o alvo são casas construídas de julho de 2014… “por enquanto…”, diz Bruna.

                                                              

LETRA AAgência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) divulgou nesta segunda-feira (21) balanço das ações durante 2015. A autarquia devolveu à população de Brasília 1.596.865,97 metros quadrados de área pública que tinham sido alvo de invasões. Só com a desobstrução da orla do Lago Paranoá foram 130 mil metros quadrados.

A agência também promoveu 190 mil ações diversas (aumento de 17% em comparação às 185 mil de 2014) e 487 operações. Destas, 128 encabeçadas pela Agefis com a participação de outros órgãos do governo.
O levantamento mostrou ainda que se derrubaram 5.533 edificações e se apreenderam 77.656 bens, entre eles, materiais de construção e carrinhos de supermercado. Já o combate a comércio irregular resultou na liberação de 696.393,97 mil metros quadrados de áreas em Ceilândia, no Plano Piloto, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e em Taguatinga.

Para a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, a avaliação é positiva. Segundo ela, os números representam mais de uma operação por dia. Bruna ressalta, porém, que o trabalho da agência não consiste apenas em derrubar e multar, mas também em educar o cidadão. “Antes de aplicar multa, procuramos ensinar o que é correto e dar prazos para adequação”, destaca a diretora-presidente. “Isso também faz parte da fiscalização.”

Por isso, ao longo do ano, a autarquia organizou palestras para prestar esclarecimentos. Participaram dessa iniciativa 1.739 pessoas, divididas em dois públicos: 1.351 receberam orientações relativas à educação ambiental (como informações a respeito de acondicionamento correto do lixo, especialmente em feiras) e 388, capacitação para serem multiplicadores de acessibilidade — grupos que disseminaram a importância de adaptar as calçadas, os semáforos e outros equipamentos públicos a pessoas com deficiência física.

A ouvidoria da Agefis registrou 13.423 queixas. Destas, a agência conseguiu resolver 10.560 — 78,7%. A média mensal foi de 1.118 reclamações e de 880 atendimentos concluídos. Para registrar ocorrências, basta ligar para o número 162, opção 2.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.