O ASSUNTO É

AGEFIS FAZ BALANÇO DE SUAS “TRATORADAS” E DIZ QUE DEVOLVEU MAIS DE 1,5 MILHÃO DE M² DE ÁREA PÚBLICA À POPULAÇÃO

Publicado em

BRUNAOA presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, comemorou ao fazer as contas. Na orla do Lago Paranoá foram derrubadas 130 mil metros quadrados de cercas e alambrados. Nos condomínios e áreas de interesse sociais a Agência de Fiscalização do Distrito Federal “tratorou” 5.533 casas deixando, em média, 20 mil pessoas sem lar.  Segundo o balanço divulgado pelo Governo de Brasília, as 128 operações encabeçadas pela Agefis fazem parte de 487 ações promovidas em 2015. Em 2016 as derrubadas vão continuar na região de Vicente Pires e condomínios do Jardim Botânico e Altiplano Leste. Por enquanto, o alvo são casas construídas de julho de 2014… “por enquanto…”, diz Bruna.

                                                              

LETRA AAgência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) divulgou nesta segunda-feira (21) balanço das ações durante 2015. A autarquia devolveu à população de Brasília 1.596.865,97 metros quadrados de área pública que tinham sido alvo de invasões. Só com a desobstrução da orla do Lago Paranoá foram 130 mil metros quadrados.

A agência também promoveu 190 mil ações diversas (aumento de 17% em comparação às 185 mil de 2014) e 487 operações. Destas, 128 encabeçadas pela Agefis com a participação de outros órgãos do governo.
O levantamento mostrou ainda que se derrubaram 5.533 edificações e se apreenderam 77.656 bens, entre eles, materiais de construção e carrinhos de supermercado. Já o combate a comércio irregular resultou na liberação de 696.393,97 mil metros quadrados de áreas em Ceilândia, no Plano Piloto, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e em Taguatinga.

Para a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, a avaliação é positiva. Segundo ela, os números representam mais de uma operação por dia. Bruna ressalta, porém, que o trabalho da agência não consiste apenas em derrubar e multar, mas também em educar o cidadão. “Antes de aplicar multa, procuramos ensinar o que é correto e dar prazos para adequação”, destaca a diretora-presidente. “Isso também faz parte da fiscalização.”

Por isso, ao longo do ano, a autarquia organizou palestras para prestar esclarecimentos. Participaram dessa iniciativa 1.739 pessoas, divididas em dois públicos: 1.351 receberam orientações relativas à educação ambiental (como informações a respeito de acondicionamento correto do lixo, especialmente em feiras) e 388, capacitação para serem multiplicadores de acessibilidade — grupos que disseminaram a importância de adaptar as calçadas, os semáforos e outros equipamentos públicos a pessoas com deficiência física.

A ouvidoria da Agefis registrou 13.423 queixas. Destas, a agência conseguiu resolver 10.560 — 78,7%. A média mensal foi de 1.118 reclamações e de 880 atendimentos concluídos. Para registrar ocorrências, basta ligar para o número 162, opção 2.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Eventos de pré-carnaval altera trânsito do DF neste sábado e domingo

Neste sábado e domingo, eventos de pré-Carnaval provocam interdições e desvios em vias da Asa Sul, Cruzeiro, Setor Bancário Sul e Eixo Monumental. O Detran-DF reforça a fiscalização e orienta motoristas a redobrar a atenção.

Mais Radar

Eventos de pré-carnaval altera trânsito do DF neste sábado e domingo

Neste sábado e domingo, eventos de pré-Carnaval provocam interdições e desvios em vias da Asa Sul, Cruzeiro, Setor Bancário Sul e Eixo Monumental. O Detran-DF reforça a fiscalização e orienta motoristas a redobrar a atenção.

Detran-DF fica em 1º lugar no ranking de demandas da LAI no GDF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ficou em primeiro...

Mutirão do TRE-DF amplia acesso à regularização eleitoral neste sábado (7)

Com o prazo do cadastro eleitoral aberto até 6 de maio,...

Ação Carnaval Sem Assédio é lançada pelo quarto ano consecutivo no DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) lança o calendário de atuação da...

Ações de engenharia de trânsito melhoram segurança viária no DF em 2025

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as ações...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.