O ASSUNTO É

AFUNDADA NA INCOMPETÊNCIA, BRUNA PINHEIRO DEIXA DE FISCALIZAR, FAVORECENDO A GRILAGEM E AS INVASÕES

Publicado em

1ABRUNAPINHEIROA entrevista dada ao Correio neste domingo (10), pela presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, revela que o órgão que ela comanda parou de combater a grilagem e as invasões de terras no Distrito Federal. Não é por causa da Lei 5646/2016, de autoria da deputada Telma Rufino, que Bruna Pinheiro esteja impedida de exercer  o seu papel fiscalizador. Não. Se a Agefis deixou de fiscalizar e de combater as invasões isso tem outro nome: incompetência de alguém que estava acostumada a agir fora da lei. Simples assim.

                                                                           

LETRA Asociedade não é burra como Bruna Pinheiro acredita que seja. Em uma ampla entrevista dada ao Correio a presidente da Agefis aponta que está “muito preocupada” com o Lago do Descoberto, em Brazlândia, onde uma invasão, em processo inicial, cresce em ritmo acelerado e que pode ser algo catástrofe para o abastecimento de água no DF.

A pergunta que não quer calar: O que falta então para que a Agefis impeça a consolidação da referida invasão que ameaça a contaminar a bacia hídrica do Descoberto?

Ao longo da entrevista, de cunho tendencioso, a presidente da Agefis age de forma leviana ao tentar, com a ajuda do Correio, distorcer o teor da Lei 5.646/2016 que determina as notificações prévias antes de ações demolitórias para imóveis já habitados.

A Lei é clara ao determinar que as novas construções devam ser coibidas rigorosamente. Isso é uma obrigação da Agefis. A Lei não diz nada que impeça o trabalho da Agência de Fiscalização do Distrito Federal.

Desde o inicio do governo que a presidente da Agefis está acostumada com a espetacularização do terror das derrubadas de casas habitadas, onde comunidades inteiras são atacadas da forma mais violenta possível pelo poder de polícia da Agefis que invade casas, prende moradores e derruba a moradias sem dar qualquer chance da ampla defesa e do contraditório estabelecido pela Constituição.

A Lei 5.646/2016 diz que poderão ser notificados imóveis que atendam obrigatoriamente as seguintes condições: Unidade unifamiliar habitada; Com área em processo de regularização conforme descrito no PDOT de 2009, ou seja, novos parcelamentos não são permitidos; Com cadastro de IPTU e adimplentes, o que desmente frontalmente que a Agefis esteja proibida de derrubar novas construções ou parcelamentos .

A Lei Telma Rufino é clara ao estabelecer os preceitos constitucionais impostos por meio do Código de Edificações de Obras, já que, neste caso, a Lei Orgânica do DF permite que a Câmara Legislativa faça alterações. Ela é constitucional sim, embora o Governo Rollemberg e o Ministério Público tenham recorrido à justiça para derrubá-la. Mas a decisão é do Judiciário. Vai trabalhar, Bruna!

Da Redação Radar

LEIA MAIS:

BRUNA PINHEIRO E O MPDF PODEM ATÉ ESPERNEAREM PARA TENTAR DERRUBAR A “LEI TELMA RUFINO”, MAS QUEM DECIDE É O JUIZ

ROLLEMBERG EMBROMA PARA PUBLICAR LEI QUE OBRIGA NOTIFICAR ANTES DE MANDAR DERRUBAR CASAS NO DISTRITO FEDERAL

POR QUE NÃO CUMPRE A LEI ROLLEMBERG? DEPUTADOS SAEM EM APOIO DE TELMA RUFINO E DA LEI QUE OBRIGA O GDF NOTIFICAR ANTES DE DERRUBAR

PERDEU PLAYBOY! ROLLEMBERG E BRUNA PINHEIRO ESPERNEIAM, MAS TERÃO QUE CUMPRIR A LEI. ANTES DE DERRUBAR VAI TER QUE NOTIFICAR

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Noite festiva: Rotary Club de Brasília celebra 67 anos com homenagens e posses

Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, homenageou lideranças rotárias e empresariais com a Medalha do Mérito Ernesto Silva na celebração dos 67 anos do clube mais antigo da capital federal.

Mais Radar

Brasília sediará edição nacional da Campus Party pela primeira vez

No mês de junho, Brasília sedia mais uma edição da Campus...

Contribuintes sorteados no Nota Legal ainda têm valores a receber

Contribuintes donos de 3.694 bilhetes premiados ainda não indicaram suas contas...

GDF inicia Campanha do Agasalho Solidário

A 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário foi lançada pelo...

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.