Nesta quita-feira, 25/04, síndicos dos condomínios da região do São Bartolomeu e os síndicos dos condomínios do Tororó, estarão debatendo as suas demandas específicas dentro do Grupo de Trabalho constituído por 12 órgãos do GDF, que tratam sobre a regularização dos condomínios horizontais do Distrito Federal.
Já no próximo dia 29, será a vez dos síndicos da região do Jardim Botânico.
Nesta quita-feira, 25/04, síndicos dos condomínios da região do São Bartolomeu e os síndicos dos condomínios do Tororó, estarão debatendo as suas demandas específicas dentro do Grupo de Trabalho constituído por 12 órgãos do GDF, que tratam sobre a regularização dos condomínios horizontais do Distrito Federal. Já no próximo dia 29, será a vez dos síndicos da região do Jardim Botânico.
A criação do GT, foi fruto de uma reivindicação feita pelas associações de bairros ( AJAB, ATUA, AMSB) que abrangem as referidas regiões, depois da derrubadas feitas pela GDF contra os condomínios no inicio do mês.
Em decorrência dos atos de derrubadas, os moradores se organizaram e denunciaram a violência contra o direito à moradia empreendidas pelo GDF, dentro de uma audiência pública realizada na Câmara Legislativa (Relembre Aqui) e, em seguida, realizaram uma carretada de protesto (Relembre Aqui) para mostrar ao GDF o grau de insatisfação que atinge mais de 600 mil famílias que moram em condomínios horizontais, cujo o processo de regularização foi deixado de lado pelo GDF.
Em três anos e meio do governo de Agnelo Queiroz, nenhum condomínio foi regularizado embora o GDF disponha em sua estrutura administrativa de inumeros orgãos que tratam sobre o assunto, como a Secretaria de Habitação regularização e Desenvolvimento Urbano ( SEDHAB) , Secretaria de Regularização de Condomínios ( SERCOND) e o Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamento de Solo (GRUPAR) e ainda a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).
Faltando menos de 10 meses para o fim do mandato do governador Agnelo Queiroz, o rosário de promessas de campanha feitas por ele em 2010, tem sido constantemente cobradas pelos síndicos em meio às reuniões ocorridas no Buriti.
Ontem, cerca de 30 síndicos da região do Jardim Botânico e do Tororó fizeram uma reunião prévia com o advogado Mário Gilberto, no Lago Sul, onde foi colocada à mesa todas as demandas pendentes para a regularização individual de cada parcelamento, documentos que já tramitam há anos dentro dos órgãos do GDF. Dr. Mario Gilberto é advogado da AJAB.
Todas essas demandas específicas de cada condomínio serão levadas à reunião que ocorre hoje no Buriti. Para o advogado, bem como para os síndicos e representantes das associações de bairros, a única pendência que existe, é a vontade política do governador Agnelo Queiroz cumprir com a sua promessa de regularização dos condomínios feita por ele em 2010, quando ainda era um simples candidato ao governo do Distrito Federal. ” Esperamos de fato que isso se materialize”, afirma o advogado da AJAB.