Fecomércio: vendas do Dia dos Namorados volta a crescer no DF

Publicado em

Levantamento do Instituto Fecomércio-DF indicou que a expectativa de vendas maiores por parte dos lojistas para o Dia dos Namorados cresceu 12,7% em comparação ao registrado no ano passado.

No total, 60,2% demonstraram otimismo com os resultados, enquanto 29,1% esperam estabilidade e 10,7% acreditam na possibilidade de retração.

Entre os segmentos mais influenciados pela data, os lojistas estimam um crescimento médio de 21,7% nas vendas.

Entre os empresários que esperam crescimento nas vendas, os principais fatores associados foram o impacto comercial da data (34,7%), as ações promocionais (22,3%), a variedade (18,9%) e a qualidade das mercadorias (16,1%).

Já entre os que anteciparam queda no desempenho, destacou-se a instabilidade econômica (71,4%) e os preços dos produtos (28,6%) como os principais entraves.

Do ponto de vista do consumidor, 65,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear na data comemorativa. O valor médio estimado, por compra, foi de R$ 242,02, o que representou uma leve queda de 3,7% em relação ao ticket registrado em 2024.

“Esse otimismo pode estar ligado ao momento econômico do Distrito Federal, que permanece com melhor nível de emprego e renda do que o mesmo período do ano passado. Outro fator que impacta esse cenário é a queda na inadimplência no DF, conforme mostrou última pesquisa da CNC sobre endividamento”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Os itens indicados como os mais desejados para a data foram os cosméticos e perfumes (23,3%), roupas e acessórios (21,8%) e calçados (15,6%). Juntos, esses segmentos concentraram 60,7% das intenções de compra.

No que se refere às modalidades de pagamento, o cartão de crédito foi apontado como o meio mais utilizado, escolhido por 52,5% dos consumidores. Na sequência, vieram Pix ou transferência bancária (27,5%), débito (14,5%) e dinheiro (5,5%). Para os lojistas, o crédito também será predominante, escolhido por 81,2% como método de transação a ser mais utilizado durante a data.

As lojas de rua ou de bairro apareceram como o principal canal de compra, com 48% das escolhas, seguidas pelos estabelecimentos em shopping (32%) e pelas lojas virtuais (9,5%). O turno da tarde foi apontado como o horário ideal para as compras por 54,3% dos entrevistados. Já o sábado se destacou como o dia preferido para esse tipo de atividade, registrando 34,9% das intenções.

Entre os 34,4% dos consumidores que não demonstraram intenção de comprar presentes, os principais motivos relatados foram a ausência de alguém a quem presentear (59,1%) e a dificuldade financeira (17,1%).

Estratégias de vendas

Cerca de 76,4% dos lojistas afirmaram que os preços das mercadorias serão mantidos em relação ao ano anterior. Dos 18,1% que previram reajustes, as justificativas mais frequentes foram o repasse dos fornecedores (42,9%) e o aumento de impostos (32,1%). Já os 5,5% que indicaram a intenção de reduzir os valores, buscam, principalmente, atrair mais consumidores (52,9%).

No campo das estratégias comerciais, 81,9% dos lojistas relataram que adotariam alguma ação para estimular as vendas. As mais citadas foram as promoções (24,2%), as propagandas (19,8%), a diversidade de produtos (13,4%), a vitrine temática (10,5%) e o atendimento especializado (9,1%).

Para a comemoração deste Dia dos Namorados, 51,1% dos comerciantes optaram por manter inalteradas as quantidades de mercadorias, enquanto 44,1% decidiram ampliar a oferta de produtos para atender à demanda esperada. Apenas 4,8% informaram que pretendem reduzir os estoques neste ano.

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados entre 5 e 14 de maio de 2025. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 305 respondentes.

Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 309 empresas de diferentes regiões e segmentos do DF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco Central anuncia lançamento do Pix automático

O Pix Automático foi lançado pelo Banco Central (BC) e vai funcionar de forma agendada. O titular poderá programar os descontos das contas de...

Mais Radar

Semana S do Comércio traz lazer e inovação ao DF nos dias 16 e 17 de maio

Com foco em empresários e na população em geral, a programação inclui palestras, shows, atividades culturais e serviços de saúde, lazer e informação.

Sesc-DF conquista 75 medalhas no Centro-Oeste de Natação em Cuiabá

Ao todo, a competição reuniu 355 atletas de 34 clubes da região, além de equipes convidadas do Rio de Janeiro e de São Paulo .

Senac-DF e Fecomércio-DF realizam Casamento Comunitário no Lago Sul

O evento, que acontece às 16h30 no Pontão do Lago Sul, proporcionará a 101 casais a oportunidade de oficializar a união em um cenário deslumbrante à beira do Lago Paranoá.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.