O ASSUNTO É

SAIBA QUEM SÃO OS CANDIDATOS| Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas se intensificará no início de 2020

Publicado em

|Por Toni Duarte||RADAR-DF

Pelo menos seis pré-candidatos já estão na briga pela cadeira número 1 da prefeitura de Águas Lindas,  distante 45 quilômetros de Brasília. Os nomes mais fortes que aparecem no páreo são: Lucas Antonietti, Marco Túlio, Zé da Imperial, Giovane Machado, Anderson Teodoro e Rogemberg Barbosa. Hildo do Candango (PTB), atual prefeito, ainda não se decidiu a quem apoiará para a sua sucessão.

 

Pelo calendário eleitoral de 2020, aprovado na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral, as eleições em Águas Lindas, cidade goiana com mais de 300 mil habitantes, acontecerá em 4 de outubro em um único turno.

Enquanto o atual prefeito Hildo do Candango, que não pode mais ser reeleito, fica assistindo tudo em cima do muro, os pré-candidatos ligados a vários grupos políticos da cidade vão à luta.

A movimentação política servirá para alimentar as primeiras pesquisas eleitorais de consumo próprio ou mesmo as registradas junto ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do TSE.

Lucas Antoniete, conhecido como o “homem do sapato branco”, que nunca disputou uma eleição antes, é um dos nomes tidos como “forte” na disputa eleitoral de Águas Lindas.

O médico e empresário, segundo seus aliados, conta com o apoio direto do ex-governador Marconi  Perillo (PSDB).

No mesmo patamar da disputa aparece Marco Túlio que já foi do PT e agora está no DEM, partido do governador Ronaldo Caiado. Para alguns analistas político do município Túlio pode vencer a corrida eleitoral.

O único e grave empecilho que pode o deixar de fora da disputa é uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral que o condenou a inelegibilidade pela falta de prestação de contas da eleição de 2018, quando disputou para deputado estadual. Túlio tem dito que vai conseguir se livrar da punição junto ao TSE e muita gente torce por ele.

Se ficar fora, o outro nome de Ronaldo Caiado para disputar a prefeitura de Águas Lindas seria o ex-vereador e primeiro suplente de deputado estadual Zé da Imperial que teria como cabo-eleitoral o próprio Marcos Túlio e o apoio do empresário atacadista e ex-deputado federal José Fuscaldi Cesilio, mais conhecido como José Tatíco.

O vereador Giovane Machado é um nome que ficou robusto como secretário de Habitação da Prefeitura de Águas Lindas.

O vereador que nasceu e cresceu na cidade se projetou ajudando no setor da Construção Civil, a maior indústria que gera emprego e renda no município.

Com o corte de verbas do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, Giovani ajudou a organizar uma marcha em junho deste ano que envolveu mais de 500 construtores que desaguou na porta do Ministério de Desenvolvimento Nacional do governo Bolsonaro.

Com a ajuda dos políticos do Goiás e do DF os construtores conseguiram reverter a situação. Tem a simpatia do empresariado local.

No entanto, Machado não é o único auxiliar de Hildo a se movimentar para tentar sentar na cadeira numero 1 da prefeitura de Águas Lindas.

O secretário de Indústria e Comércio do município Anderson Teodoro também faz o mesmo caminho e transita com desenvoltura no meio do agronegócio da região.

O homem tem musculatura política por ter sido o vereador mais votado na história política da cidade na última eleição municipal.

Segundo os analistas, Anderson tem chance de chegar lá se contar com o apoio do quieto Hildo do Candango.

Além de Giovani e de Anderson, tem ainda o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita que agora quer ser também candidato ao posto.

As conversas de bastidores dão conta que o vice do prefeito Hildo pode continuar sendo vice de alguém alinhado ao ex-governador Marconi  Perillo.

Jiribita, um dos mais renomados nomes do rádio brasileiro (com mais de 40 anos de Rádio Nacional) é tido  pela classe política de Águas Lindas como um “homem sério, honesto fiel e discreto”.

Rogemberg Barbosa, atual presidente da Câmara, anunciou que também é pré-candidato a prefeito. Ele é uma espécie de força motora do povo evangélico da cidade.

Tem rejeição? Têm. Algo natural na vida de qualquer político e principalmente no caso dele, que teve cinco mandatos como vereador de Águas Lindas. Isso não é nenhum empecilho para disputar a eleição de prefeito de sua cidade.

No meio da classe política do município é normal alguém perguntar qual nome o atual prefeito Hildo do Candango irá apoiar para ser o seu sucessor.

Em público o prefeito de Águas Lindas tem dito que não irá se meter no jogo de 2020.

Mas, aos mais próximos, ele tem afirmado que estar inclinado a atender os pedidos do ex-deputado federal Jovair Arantes (MDB).

O ex-deputado quer que Hildo apoie o médico Lucas Antonietti; que deixe o PTB de Roberto Jefferson, presidente nacional da legenda, e se mude para o MDB goiano controlado pelos Vilelas.

Nos dois primeiros anos da gestão de Hildo, Jovair foi o deputado federal que mais investiu em Águas Lindas com recursos de emendas parlamentares.

Agora a conta chegou. O  “homem do sapato branco” o preferido de Jovair, de Marconi e dos Vilelas  deve ser o candidato do prefeito. É tudo junto e misturado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Operadora de telefonia amplia 5G no Entorno de Brasília

A TIM expandiu a cobertura 5G no Centro-Oeste ao levar a...

VÍDEO: Vereador de Águas Lindas é flagrado praticando coação eleitoral

Nas imagens, o vereador Everaldo Ramiro, presidente da Câmara de Vereadores de Águas Lindas, é flagrado ameaçando demitir funcionários caso estes não votem na reeleição do atual prefeito do município, Lucas Antoniette. Caso o Ministério Público acolha a denúncia, o vereador pode ser enquadrado no artigo 301 do Código Eleitoral.

Águas Lindas: Drive-thru Ambiental com doação de 3 mil mudas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida...

Carreta da Defensoria Pública chega em Águas Lindas na sexta(15)

Nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, a carreta estará estacionada na Praça da Bíblia, próxima ao final do Jardim Brasília, com atendimentos simultâneos e sem a necessidade de agendamento prévio

GDF inicia cursos de qualificação com 360 mulheres em Brazlândia

Os treinamentos de qualificação profissional para mulheres, em parceria com o...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»