O reajuste de 12% das tarifas de ônibus entre as cidades de Planaltina de Goiás e o Distrito Federal foi revogado pela Justiça Federal nessa quarta-feira (15).
A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) já comprovou a decisão. No entanto, mesmo sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, em caso de descumprimento, passageiros relataram que a tarifa continuava a mesma, na manhã desta quinta-feira (16).
Assinada pelo juiz federal substituto Thadeu José Piragibe Afonso, a decisão também determina que a ANTT ou a União realizem uma licitação para a referida linha, dentro do período de um ano. A prefeitura local protocolou a ação no início do mês.
O novo valor das passagens começou a valer desde 5 de março. A mudança impacta mais de 400 linhas e cerca de 175 mil passageiros diariamente.
A maioria dos usuários do transporte coletivo é composta de trabalhadores assalariados, de acordo com a Prefeitura de Planaltina. No caso de um trabalhador que vai de segunda a sexta, o aumento representaria um gasto extra de, em média, R$ 44 mensais.
“Tivemos hoje uma boa notícia. A Justiça Federal atendeu nosso pedido e suspendeu o reajuste da tarifa do transporte de ônibus de Planaltina de Goiás para o Distrito Federal. É uma grande vitória do povo de Planaltina”, comemorou o prefeito Delegado Cristiomário.