O ASSUNTO É

Caiado e Mossoró podem deixar o povo do Entorno sem ônibus

Publicado em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o prefeito Pábio Mossoró, de Valparaíso de Goiás, presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), continuam fazendo cara de paisagem para a caótica situação das empresas de ônibus, que servem a população.

Elas podem paralisar suas atividades por falta do reajuste tarifário.

A Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip), informa que o sistema semiurbano caminha para um colapso que afetará toda a região onde vivem mais de 1 milhão de pessoas.

O assessor jurídico da associação, Gabriel Oliveira, ressalta que a falta de reajuste tarifário tem deixado as empresas no vermelho, sem condições de pagar salário dos motoristas e falta dinheiro para manutenção dos ônibus.

Segundo ele, há quase um ano, as tarifas do transporte semiurbano do Entorno do Distrito Federal estão defasadas.

“O reajuste tarifário estava previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2022 e até hoje as empresas operam no mesmo valor. É indispensável a adoção de medidas urgentes para evitar o colapso do sistema, diante do aumento do combustível”, alertou o assessor.

Algumas empresas estão endividadas com empréstimos para manter a operação, em razão do valor das tarifas, conforme conta Gabriel.

Em dezembro, motoristas e cobradores de empresas que atendem o Entorno, fizeram uma paralisação, por conta de atrasos nos pagamentos de salários e 13º.

Por mais de um ano o Governo do DF fez a gestão do sistema de transporte coletivo do Entorno, já que o governo do Goiás não chamou para si a responsabilidade.

Para evitar o colapso do sistema, o GDF, por meio da Secretaria de Mobilidade, deu um aumento nos preços da passagens no início de dezembro do ano passado.

Mas o governador de Goiás acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de suspensão do reajuste de tarifas.

Por causa disso, o GDF optou pela desistência de continuar na gestão do sistema.

Embora o governo Caiado tenha assumido a gestão, mas até agora não apontou nenhuma solução para evitar que as empresas de ônibus quebrem e a população fique sem o transporte público.

Também não há, até agora, nenhuma reação dos prefeitos da região para evitar o caos anunciado.

A população continua sendo transportada como gado em ônibus em situação precária.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em...

Mais Radar

VÍDEO: Vereador de Águas Lindas é flagrado praticando coação eleitoral

Nas imagens, o vereador Everaldo Ramiro, presidente da Câmara de Vereadores de Águas Lindas, é flagrado ameaçando demitir funcionários caso estes não votem na reeleição do atual prefeito do município, Lucas Antoniette. Caso o Ministério Público acolha a denúncia, o vereador pode ser enquadrado no artigo 301 do Código Eleitoral.

Águas Lindas: Drive-thru Ambiental com doação de 3 mil mudas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida...

Carreta da Defensoria Pública chega em Águas Lindas na sexta(15)

Nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, a carreta estará estacionada na Praça da Bíblia, próxima ao final do Jardim Brasília, com atendimentos simultâneos e sem a necessidade de agendamento prévio

GDF inicia cursos de qualificação com 360 mulheres em Brazlândia

Os treinamentos de qualificação profissional para mulheres, em parceria com o...

ÁGUAS LINDAS: Anderson Teodoro, Dr. Lucas e Hildo; juntos e misturados

Os três líderes políticos de Águas Lindas de Goiás, a maior cidade do Entorno de Brasília, se juntam pela reeleição de Lucas Antoniette (ao centro), nas eleições municipais do próximo ano. A movimentação politica que conta com as bençãos do governador Ronaldo Caiado, também reúne outros importantes líderes como vereadores, ex-vereadores e presidentes de partidos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»