O ASSUNTO É

Águas Lindas entra em clima de campanha política com a crise na construção civil

Publicado em

A desaceleração do programa habitacional Minha Casa Minha Vida do governo federal afeta a economia e serve de combustível para o acirramento político no município de Águas Lindas com vistas às eleições de 2020. Várias pré-candidaturas já estão postas como a do ex-deputado federal e empresário José Tatíco que surge com o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Para os eleitores de Águas Lindas de Goiás, as eleições municipais ainda estão longe de acontecer. Mais para a classe política o tempo urge e os nomes para ocupar a cadeira do atual prefeito Hildo do Candango já aparecem na corrida das eleições de 2020.

O movimento político, que até então corria de forma silenciosa, emergiu com a crise financeira que afeta os municípios goianos do Entorno, em decorrência da redução dos investimentos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Sem a indústria da construção civil, empurrada pelos pequenos e médios construtores, o município de Águas Lindas começa a sentir o peso da decadência com a queda na arrecadação e consequentemente a dificuldade de fechar a folha de pagamento dos funcionários.

Fora do âmbito da prefeitura o desemprego é grande na cidade.

O prefeito Hildo do Candango, que é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) sabe disso.

No entanto, o apoio aos construtores, que se organizam para fazer um movimento na porta do Ministério do Desenvolvimento Nacional depois de amanhã, 29/05, está sendo considerado pelo setor como “pífio”.

O prefeito soltou apenas uma nota pela sua associação onde diz ser solidário aos construtores e nada mais do que isso.

A postura está sendo criticada por outros segmentos produtivos de Águas Lindas, a exemplo dos donos de lojas de material de construção que começaram a sentir a queda nas vendas e demitir funcionários.

“Não temos mais a quem vender”, disse ao Radar um dono de uma loja importante,  situada no Jardim Brasília, área comercial da cidade.

O movimento de fragilidade política de Hildo do Candango fez surgir  a corrida municipal mais cedo em Águas Lindas de Goiás.

José Fuscaldi Cesílio, o Tatíco, desta vez,  ele próprio irá disputar as eleições e não mais o seu filho Ênio Tatíco que disputou o cargo em 2016 e ficou em último lugar.

Tatíco, Dr. Lucas, Giovani Machado, Tullio e Rogemberg

Nos bastidores, o ex-deputado federal José Tático anuncia que tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM), a quem o ajudou a ganhar as eleições no ano passado e a derrotar ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Hildo é aliado fiel do ex-governador que não conseguiu se eleger senador em 2018 e estar sem mandato.

Já  Túllio também não nega que deseja disputar pela segunda vez o cargo de prefeito de Águas Lindas. Na eleição passada ele ficou em terceiro lugar na corrida para a prefeitura.

Ele é do DEM, mesmo partido do governador Caiado de quem Tatíco também é muito próximo.

Na disputa política surge ainda o nome do presidente da Câmara Municipal, Rogemberg Barbosa (PRB), que tem cinco mandatos de vereador sempre eleito com o apoio do segmento evangélico.

Rogemberg acredita que pode chegar lá da mesma forma como acreditam os vereadores Giovani Machado (PSD), secretário de Habitação de Águas Lindas e o vereador Anderson Antônio Teixeira (PTB).

Para completar o time, surge comendo pelas beiradas o médico Lucas Antonietti que diz ter o apoio do prefeito Hildo do Candango e do ex-governador Marconi Perillo.

Hildo está no segundo mandato e não pode mais ser candidato.

No entanto, poderá ganhar um folego político se for aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), cujo objetivo é prorrogar até 2022 os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país.

A PEC é de autoria do deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR) e foi protocolada na Câmara dos Deputados no dia 12 de abril de 2019, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Hildo e os demais prefeitos que não têm mais direito a reeleição, torcem para que a proposta possa ser aprovada ainda este ano.

Para Hildo e para os atuais vereadores de Águas Lindas, a aprovação da PEC é muito bom, mas é péssimo para a maioria dos que desejam entrar na corrida municipal logo em 2020.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Operadora de telefonia amplia 5G no Entorno de Brasília

A TIM expandiu a cobertura 5G no Centro-Oeste ao levar a...

VÍDEO: Vereador de Águas Lindas é flagrado praticando coação eleitoral

Nas imagens, o vereador Everaldo Ramiro, presidente da Câmara de Vereadores de Águas Lindas, é flagrado ameaçando demitir funcionários caso estes não votem na reeleição do atual prefeito do município, Lucas Antoniette. Caso o Ministério Público acolha a denúncia, o vereador pode ser enquadrado no artigo 301 do Código Eleitoral.

Águas Lindas: Drive-thru Ambiental com doação de 3 mil mudas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida...

Carreta da Defensoria Pública chega em Águas Lindas na sexta(15)

Nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, a carreta estará estacionada na Praça da Bíblia, próxima ao final do Jardim Brasília, com atendimentos simultâneos e sem a necessidade de agendamento prévio

GDF inicia cursos de qualificação com 360 mulheres em Brazlândia

Os treinamentos de qualificação profissional para mulheres, em parceria com o...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»