Após muitas recusas para assumir uma estratégia de combate ao coronavírus, que avança pelas cidades do Entorno, que pertencem ao estado de Goiás, o governador, Ronaldo Caiado resolveu assinar nesta sexta-feira (16/05), um “termo de cooperação interfederativo” proposto pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
LEIA MAIS
CAOS NA SAÚDE DAS CIDADES DO ENTORNO É FRUTO DO ABANDONO DE SUCESSIVOS GOVERNOS DO GOIÁS
O acordo foi assinado pelos secretários de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, e de Goiás, Ismael Alexandrino no Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
O documento prevê, entre outras medidas, a racionalização das ações conjuntas de enfrentamento da pandemia de covid-19, no âmbito da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride).
A cooperação regulamenta o atendimento da população da Ride nas unidades de saúde do DF, que passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados.
LEIA AINDA
DIRETOR-GERAL DO DETRAN-DF DIZ QUE GDF SE PREPARA PARA DISTRIBUIR CNH PARA QUEM NÃO PODE PAGAR
O termo também estabelece ações conjuntas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como testagem em massa, o tratamento e a adoção de medidas de controle sanitário de combate ao vírus.
Com isso, as secretarias pretendem promover o acesso qualificado e oportuno de pacientes ao SUS, por meio das Centrais de Regulação dos respectivos Complexos Reguladores Estaduais de cada ente.
O secretario de saúde do DF, Francisco Araújo destacou que é um momento importante para os dois estados, pois é um acordo técnico que vai possibilitar um atendimento com dignidade e dará mais segurança para a população do entorno ao garantir seu direito de acesso aos serviços de saúde.
“É importante trazer legalidade para o cidadão do entorno que era atendido e estigmatizado por ser de fora”, observou.
Para o secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, o acordo é um feito histórico que deve ser replicado no resto do país.