O Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará II) receberá neste domingo (13), plantios de reflorestamento por meio do projeto “Tempo de Plantar” e pelo Comitê de Voluntariado Ambiental, órgão ligado à Vice-Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Os projetos contam com os apoios do Instituto Brasília Ambiental, da Novacap e da Administração Regional do Guará. No total, serão plantadas 750 mudas nativas.
LEIA MAIS
Câmara Legislativa aprova Orçamento do GDF para 2021; Será de R$ 44,18 bilhões
O primeiro plantio acontece neste domingo (13), a partir das 8h, numa iniciativa do movimento voluntário Tempo de Plantar.
Conforme explicou o engenheiro florestal e responsável pela ação, Marcelo Oliveira, o principal objetivo é despertar nas pessoas o hábito de plantar árvores.
“A região do Guará é bem arborizada e uma das grandes vantagens dos plantios é manter o conforto térmico na cidade para tentar minimizar os efeitos climáticos, além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas e alteradas”.
A expectativa é que ao menos 250 mudas sejam plantadas com a ajuda de voluntários. Entre as espécies a serem plantadas estão: Araçá do Campo, de Angico, Jenipapo, Aroeira, Urucum, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Branco, Jacarandá, Xixa, Buriti, Pitomba, Mirindiba, Fedegoso, Sangra d’água, Cajuzinho do Cerrado, Uvaia e Cagaita.
Comitê – Já a segunda plantação acontece na segunda-feira (14) e tem como objetivo plantar mais 500 mudas de espécies nativas do Cerrado.
Esta atividade ecológica é do Comitê de Voluntariado Ambiental ligado à Vice-Presidência da CLDF. A presidente do Comitê, Rafaela Abrantes, revela que esta é a primeira ação de plantio do grupo.
“Com a colaboração de voluntários, nossa intenção é promover a conscientização ambiental da população e, de certa forma, trabalhar para combater o desmatamento e recuperar as áreas degradadas”, aponta.
A importância do trabalho em conjunto também é reforçada pela superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental (Sucon), Rejane Pieratti.
“A parceria com a sociedade civil para o plantio vem contribuindo muito para a recuperação de áreas nas Unidades de Conservação e é sempre muito bem-vinda, e agora essa ação está sendo incrementada com a contribuição do Comitê de Voluntariado Ambiental da CLDF”, destaca.
Conservação – O Parque Ecológico Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, protege nascentes da Reserva Biológica do Guará e deságua no Riacho Fundo, formando um importante Corredor Ecológico da região.
Entre seus atrativos estão os equipamentos de lazer e esporte, como parquinhos, quadras poliesportivas e de areia, coopervia, ciclovia, além de um pequeno e bem cuidado orquidário com espécies nativas.
Você precisa fazer login para comentar.