As duas ações de plantios voluntários serão realizados neste domingo (13) e na segunda (14) na Unidade de Conservação localizada no Guará
O Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará II) receberá neste domingo (13), plantios de reflorestamento por meio do projeto “Tempo de Plantar” e pelo Comitê de Voluntariado Ambiental, órgão ligado à Vice-Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Os projetos contam com os apoios do Instituto Brasília Ambiental, da Novacap e da Administração Regional do Guará. No total, serão plantadas 750 mudas nativas.
O primeiro plantio acontece neste domingo (13), a partir das 8h, numa iniciativa do movimento voluntário Tempo de Plantar.
Conforme explicou o engenheiro florestal e responsável pela ação, Marcelo Oliveira, o principal objetivo é despertar nas pessoas o hábito de plantar árvores.
“A região do Guará é bem arborizada e uma das grandes vantagens dos plantios é manter o conforto térmico na cidade para tentar minimizar os efeitos climáticos, além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas e alteradas”.
A expectativa é que ao menos 250 mudas sejam plantadas com a ajuda de voluntários. Entre as espécies a serem plantadas estão: Araçá do Campo, de Angico, Jenipapo, Aroeira, Urucum, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Branco, Jacarandá, Xixa, Buriti, Pitomba, Mirindiba, Fedegoso, Sangra d’água, Cajuzinho do Cerrado, Uvaia e Cagaita.
Comitê – Já a segunda plantação acontece na segunda-feira (14) e tem como objetivo plantar mais 500 mudas de espécies nativas do Cerrado.
Esta atividade ecológica é do Comitê de Voluntariado Ambiental ligado à Vice-Presidência da CLDF. A presidente do Comitê, Rafaela Abrantes, revela que esta é a primeira ação de plantio do grupo.
“Com a colaboração de voluntários, nossa intenção é promover a conscientização ambiental da população e, de certa forma, trabalhar para combater o desmatamento e recuperar as áreas degradadas”, aponta.
A importância do trabalho em conjunto também é reforçada pela superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental (Sucon), Rejane Pieratti.
“A parceria com a sociedade civil para o plantio vem contribuindo muito para a recuperação de áreas nas Unidades de Conservação e é sempre muito bem-vinda, e agora essa ação está sendo incrementada com a contribuição do Comitê de Voluntariado Ambiental da CLDF”, destaca.
Conservação – O Parque Ecológico Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, protege nascentes da Reserva Biológica do Guará e deságua no Riacho Fundo, formando um importante Corredor Ecológico da região.
Entre seus atrativos estão os equipamentos de lazer e esporte, como parquinhos, quadras poliesportivas e de areia, coopervia, ciclovia, além de um pequeno e bem cuidado orquidário com espécies nativas.
Arruda sonha disputar 2026 caso a alteração da Lei da Ficha Limpa seja aprovada pelo Congresso, mas há resistência da esquerda para não beneficiar Bolsonaro e Cunha, 'carrasco' de Dilma. Isso pode travar o projeto e frustrar o ex-governador do DF.
O encontro, que reuniu representantes do Ministério Público e oficiais da PMDF, buscou aprimorar a atuação conjunta em prol da segurança e da ordem na região.
AJAB se reestrutura e indicará o jornalista Toni Duarte como presidente, por sua forte ligação com Jardim Botânico. Reunião nesta segunda (24) no Lago Sul definirá rumos da associação, pioneira na defesa da maior cidade condominial do DF.
Ibaneis Rocha ganha popularidade no Jardim Botânico com grandes obras, impulsionadas pela eficiência de Aderivaldo Cardoso, que traduz demandas em resultados, elevando a aprovação entre os mais de 128 mil moradores da região.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, apoia integralmente o programa Olhar Para o Futuro, que leva qualificação profissional e acolhimento às mulheres de Planaltina. Inscrições abertas até 16/03! Participe!