Por meio do programa Adote uma Praça, do Governo do Distrito Federal (GDF), o Setor Hospitalar Local Sul (SHLS) ganhou novas calçadas, acessibilidade, realocação dos quiosques, iluminação em LED e outras benfeitorias. O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.
LEIA MAIS
Maconha pelo Correio! Polícia do DF apreende 8 quilos da droga em condomínio de luxo
A região foi adotada e transformada pelos hospitais Santa Lúcia e Santa Luzia, contando com investimento de R$ 6 milhões.
A obra possibilitou gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos, reforçando a importância e potencial do programa, para ajudar o governo a manter e reformar espaços públicos.
Durante a cerimônia oficial de entrega do novo setor hospitalar, nesta quinta-feira (1º), o governador Ibaneis Rocha assinou autorização para serviços de reforço na ligação da rede elétrica. O que vai beneficiar e garantir o bom serviço dos quiosques instalados naquele local.
A união entre governo e iniciativa privada resolveu antigas reivindicações da região, como a obstrução de calçadas, que reduzia significativamente a área de passagem para os pedestres e comprometia a segurança no deslocamento.
Também foram realocados os quiosques permanentes instalados na área, criando espaços específicos para o desenvolvimento de suas atividades, dentro de uma praça de alimentação.
Para a secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Giselle Moll, os pedestres foram os grandes beneficiados.
“Podemos dizer que este espaço público está requalificado e foi resgatado para o pedestre, aqueles que necessitam e transitam na área”, disse.
O diretor-executivo da Rede D’Or São Luiz, Jefferson Klock, também comemorou a iniciativa. “Adotamos o projeto de largada. Toda companhia entendeu a importância do projeto inteiro. Foi muito interessante para a região inteira porque aqui é um local de trânsito intenso e fluxo grande de pacientes. É um grande prazer ajudar a comunidade”, assinalou.
Lançado em maio de 2019, o programa Adote Uma Praça tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores da capital para a manutenção e recuperação de locais públicos, como praças, jardins, rotatórias e canteiros de avenidas, assim como monumentos, pontos turísticos, entre outros.
Ele foi oficializado por meio do Decreto 39.690/2019, que regulamenta a Lei nº 448/1993, referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas.