Em menos de uma semana que assumiu a Administração Regional do Jardim Botânico, o administrador Hamilton Santos, comandado pelo deputado Daniel Donizet (PL), entrou em rota de colisão contra os feirantes da Feira do Produtor da cidade.
O novo administrador regional do Jardim Botânico, Hamilton Santos, ameaçou mandar fechar a Feira do Produtor, que serve os mais de 80 mil moradores da cidade.
O administrador alega a falta de banheiros na feira e que o espaço é mal cuidado pelos trabalhadores.
O presidente da Associação dos Feirantes, Ricardo Borges, disse que por trás das ameaças de Hamilton, tem outros propósitos inaceitáveis.
Segundo Borges, no primeiro dia que o administrador tomou posse no cargo, a primeira medida foi exigir que feirantes declarassem apoio ao deputado Daniel Donizet, em ajuda a sua reeleição no próximo ano.
“Como houve resistência ao pedido, o administrador ameaçou fechar a feira, a começar pelo meu box”, disse o o presidente da categoria.
“Acredito que o administrador não pode usar o cargo público para pressionar os feirantes ou quem quer que seja a votar em um deputado que ninguém conhece na cidade” reagiu Ricardo Borges.
Ele explicou que a cobertura do banheiro de fato caiu, mas que os banheiros da floricultura vizinha, em parceria com a associação, estão sendo usados, provisoriamente, pelos trabalhadores da feira.
Ricardo lembrou que há um compromisso do governador Ibaneis Rocha de mandar construir uma nova feira para a cidade, projeto que deve sair do papel ainda este ano, fruto de uma antiga reivindicação tanto dos feirantes como dos moradores.
A administração não respondeu ao Radardf. Procurado pelo portal, o deputado Daniel Donizet afirmou, sem muito se alongar, que a reclamação dos feirantes não procede.
Visão Radar
A Feira do Produtor, onde a cidade se serve, foi construída provisoriamente em 2004 e encontra-se, até hoje, com as suas estruturas comprometidas.
Em 2018, durante o período eleitoral, o então candidato ao Buriti Ibaneis Rocha, passou por todas as feiras do DF, entre elas, a do Produtor do Jardim Botânico.
Foi lá que ele fez a promessa de construir uma nova estrutura para atender a comunidade e, principalmente, os feirantes.
Desde que assumiu a presidência da associação, Ricardo luta pela melhoria do espaço onde trabalham cerca de 100 feirantes e por onde passam mais de 4 mil pessoas no final de semana.
De acordo com o projeto arquitetônico, realizado em 2017, a nova feira terá dois mil e 400 metros de área construída, com 100 boxes, cuja obra foi orçada na época em R$ 2.100 milhões.
A obra faz parte de um complexo que incluirá o Centro Administrativo Regional do Jardim Botânico, que contará com equipamentos públicos como delegacia de polícia, Corpo de Bombeiros, BRB, uma loja do Na Hora.
No mês passado, o governador Ibaneis Rocha garantiu ao Radardf que a construção da nova feira sai do papel ainda este ano.
O que a comunidade e os feirantes observam, diante das investidas do grupo capitaneado pelo deputado Daniel Donizete, é a tentativa de pegar carona de um sonho prestes a se realizar.
A construção da feira será uma ação de Estado.
Morando no Jardim Botânico há dois anos, Donizet terá que deixar de lado o velho e manjado método, usado por alguns distritais, que coloca emendas, que serviriam para ajudar na melhoria da qualidade de vida da população, e em seguida retiram.
O Jardim Botânico é vítima disso!