O ASSUNTO É

Estudantes de Planaltina enterram cartas para serem lidas daqui a cem anos

Publicado em

O 7 de Setembro terá um significado diferente para os moradores de Planaltina, cidade mais velha do Distrito Federal, com 163 anos.

Enquanto o Brasil comemora os 200 anos de independência de Portugal, a população da cidade celebra o centenário da Pedra Fundamental de Brasília.

A data caracteriza o ponto central do Brasil, entre os paralelos 15 e 20 graus, a 1.033 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Os alunos da Escola Classe Pedra Fundamental participaram de um concurso para escolher a melhor carta, desenho e cordel sobre o monumento.

Todos os trabalhos do colégio ficarão armazenados em uma cápsula do tempo, para ser aberta em 100 anos.

Antes de enterrar o objeto, os alunos vão procurar a cápsula que foi colocada em 7 de setembro de 1922. Os trabalhos foram produzidos de acordo com a faixa etária da turma.

Ao meio dia, daquela data, o então presidente da República do Brasil, Epitácio Pessoa, autorizou o assentamento da pedra fundamental da futura capital. No local foram enterrados documentos sobre a fundação de Brasília e de Planaltina.

Os professores da escola decidiram realizar um concurso que contasse a história do monumento, com pedidos de melhores condições de vida daqui a 100 anos.

“Espero que as escolas sejam globalizadas, onde todas as crianças tenham as mesmas oportunidades”, diz o trecho da carta de uma aluna.

As crianças também pediram melhorias para o meio ambiente, além do acesso tecnológico mais acessível para estutantes de baixa renda.

A diretora Lucelena Rosa Silva disse que amanhã os alunos também vão plantar oito mudas de ipês de todas as cores em forma de passarela no caminho até a Pedra Fundamental.

Ela destaca que “explica para eles a importância da pedra fundamental vinda da então capital Rio de Janeiro, com a missão Cruls, para demarcar onde seria o centro do Brasil”.

Os mais velhos, do 4º e 5º anos, fizeram a carta, enquanto os pequenos do 1º ao 3º ano desenharam a história do monumento no papel.

A diretora se disse emocionada com o nível de maturidade dos alunos ao retratar a complexidade da história da Pedra Fundamental. “No nível deles, escreveram de um jeito que chorei lendo as redações”.

Um dos organizadores do projeto, Robson Eleutério ressalta que a cápsula vai conter informações sobre a fauna e flora da capital.

“Um documento do Ecomuseu Pedra Fundamental e da Universidade de Brasília (UnB) sobre o território e monumento da área”, diz o também historiador de Planaltina.

O material vai ser constado em uma ata durante a cerimônia, das 10h às 12h, com um passeio ciclístico e coreografia dos alunos do Centro Educacional Estella dos Cherubins Guimarães Trois.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF amplia vagas no Centro Esportes com novo chamamento público

Foi publicado um novo chamamento público para ampliar o atendimento no Centro Integrado de Esportes das cidades de Taguatinga e Sobradinho. Segundo a Secretaria...

Mais Radar

Promotores e PMDF fortalecem parceria no Recanto das Emas

O encontro, que reuniu representantes do Ministério Público e oficiais da PMDF, buscou aprimorar a atuação conjunta em prol da segurança e da ordem na região.

Síndicos e moradores buscam reorganizar a AJAB no Jardim Botânico

AJAB se reestrutura e indicará o jornalista Toni Duarte como presidente, por sua forte ligação com Jardim Botânico. Reunião nesta segunda (24) no Lago Sul definirá rumos da associação, pioneira na defesa da maior cidade condominial do DF.

Reunião consolida avanços para Jardim Botânico e São Sebastião

O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, se reuniu nesta...

Obras de Ibaneis elevam o Jardim Botânico para a melhor cidade do DF

Ibaneis Rocha ganha popularidade no Jardim Botânico com grandes obras, impulsionadas pela eficiência de Aderivaldo Cardoso, que traduz demandas em resultados, elevando a aprovação entre os mais de 128 mil moradores da região.

Celina Leão apoia inclusão e qualificação feminina em Planaltina

A vice-governadora do DF, Celina Leão, apoia integralmente o programa Olhar Para o Futuro, que leva qualificação profissional e acolhimento às mulheres de Planaltina. Inscrições abertas até 16/03! Participe!

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.