O governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão, inauguraram na manhã desta sexta-feira (08), o aguardado viaduto do Jardim Botânico, uma infraestrutura que promete minimizar os congestionamentos que, por anos, afetaram a região.
A obra, que tem uma extensão de 1,2 km e um investimento de mais de R$ 33 milhões, foi conduzida pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e representa um avanço para a mobilidade urbana local.
Desafios e expectativas ao longo da obra
A construção, que teve início em março do ano passado, enfrentou atrasos devido às chuvas intensas, o que causou frustração entre os motoristas que enfrentaram o trânsito caótico durante as obras.
Ontem, por exemplo, um congestionamento grande ocorreu devido aos últimos ajustes de sinalização, afetando centenas de veículos que ficaram parados por quase três horas.
Viaduto impacta mobilidade de 30 mil veículos diários
Estima-se que cerca de 30 mil carros passam por dia pela DF-001, e a nova estrutura pode ajudar a tornar o trânsito mais rápido e seguro para as pessoas que moram lá.
Promessa de campanha concretizada
A mega-obra foi uma das promessas feitas pelo então candidato Ibaneis Rocha em 2018, durante uma sabatina organizada pelo “Sedinho da Boca do Povo”, um fórum de debates que reunia lideranças comunitárias do Jardim Botânico e que funcionava na Feira dos Produtores da cidade.
“O viaduto prometido no Senadinho está sendo entregue à cidade”, disse o governador, citando o jornalista Toni Duarte, um dos organizadores do movimento, que esteve presente no evento de inauguração.
Investimentos em infraestrutura e serviços
Além do viaduto, o Governo do Distrito Federal (GDF) lembrou a entrega da duplicação da Estrada Parque Contorno (DF-001) no início do ano e anunciou outros projetos em andamento, como a duplicação da DF-140 no Tororó, que está prevista para dezembro.
As melhorias incluem a construção, já licitada, de um viaduto na DF-463 para facilitar o acesso ao bairro Jardins Mangueiral e à cidade de São Sebastião.
Avanços na saúde e educação na região
O governo também investiu em saúde, com a entrega de uma UBS em 2021, no Mangueiral, e educação, com três escolas e uma creche em construção para atender 3.870 alunos.
Em termos de infraestrutura urbana, houve melhorias nas calçadas, iluminação pública e pontos de ônibus na Avenida do Sol, além de reformas no Jardim Botânico de Brasília.
Governo mira mais mobilidade e qualidade de vida
Durante a coletiva de imprensa, o governador disse que é importante investir na região devido ao seu crescimento populacional.
Com mais de 300 mil habitantes, o Jardim Botânico, São Sebastião e Tororó são as áreas de maior expansão habitacional do Distrito Federal, e o governo trabalha para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Administração comemora avanços e estabilidade financeira
Ibaneis destacou a estabilidade financeira do DF, que proporcionou investimentos de R$ 8 bilhões em obras este ano e perspectiva de aumento em 2024.
“Eu e Celina ainda temos cerca de dois anos de governo. Há dinheiro no caixa, graças a Deus. O Distrito Federal é uma das unidades da federação mais bem estruturadas em termos administrativos e financeiros. Em 2018, o DF não tinha dinheiro para investir e o governo anterior só falava em aumentar impostos. Hoje, ainda temos para esse ano a previsão de entregar em obras na cidade mais de 8 bilhões de reais e a estimativa para o próximo ano ainda é maior”, disse Ibaneis Rocha.
Você precisa fazer login para comentar.