Após um longo período de 121 dias sem nenhum sinal de chuva no Distrito Federal, a umidade relativa do ar finalmente voltou a baixar, com a mínima de 11%.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão surgiu nessa quinta-feira (15). Agora, a seca pode dar uma trégua.
Os moradores de Planaltina resgitraram chuviscos, mesmo que tímidos, na noite de quinta. A estação meteorológica de Águas Emendadas confirmou a chuva, mas sem “volume significativo”.
As gotas que caíram recentemente só chegou a 1 milímetro. Em setembro, a média para o mês é de 38,1mm em todo o DF.
Os 131 dias sem chuva na capital, gerou o recorde de maior período de estiagem dos últimos 52 anos. No DF inteiro, o intervalo é de 121 dias, segundo o Inmet.
E ainda há mais previões de chuva em áreas isoladas para o fim de semana. A maioria das regiões só devem receber o refresco a partir da última semana de setembro.
A temperatura para esta sexta-feira (16) deve variar entre 17°C e 32°C, enquanto a umidade relativa do ar fica entre 20% e 80%.
Na quarta-feira (14), os termômetros marcaram 35,2ºC, o maior registro de 2022 até o momento. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.
A seca extendida prejudica a queda no volume de água no reservatório do Descoberto. No entanto, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, disse que o DF não terá falta de água, como ocorreu há cinco anos.