A campanha “Todos contra a Dengue” feita pelo administrador regional de São Sebastião, desde o início de 2019, refletiu positivamente esse ano, diminuindo em 83,4% os casos em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Valim, as crianças das escolas públicas da cidade que participaram da campanha de combate a doença em 2020, antes do início da pandemia do novo coronavírus, foram peças fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas no âmbito familiar.
LEIA MAIS
TOCADOR DE OBRAS| Ibaneis lança nesta quinta(29), o início da duplicação da DF-140 no Tororó
O administrador comemorou o resultado do empenho da comunidade no combate a dengue diante dos dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico nº 14 da Secretaria de Saúde que traz a análise de janeiro a 10 de abril.
São 933 casos prováveis em 2020 contra 155 em 2021.
Alan Valim também atribui a diminuição dos casos ao esforço conjunto de diversos órgãos: Administração Regional, Núcleo de Vigilância Ambiental, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, entre outros.
Esse ano, mesmo com o início da pandemia do coronavírus, não medimos esforços em trabalhar e nos empenhar nessas iniciativas”, frisou o administrador de São Sebastião.
Ele lembra que serviços importantíssimos são o manejo na casa de acumuladores e o recolhimento de inservíveis diário feito pela equipe de Obras.
No primeiro semestre de 2020 foram pelo menos quatro ações de remoção de lixos e entulhos deste tipo com a remoção de plásticos, ferro, sacolas e lixos em geral.
Já sobre inservíveis recolhidos, o número chegou a 1,7 mil toneladas retiradas das ruas.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Ambiental da região, em 2021 já foram inspecionados 16.655 imóveis.
Para a chefe da unidade, Aline Ruben, o resultado positivo também é fruto do trabalho da equipe e da mudança de postura dos moradores.
“O trabalho dos agentes de campo, tanto na eliminação dos focos e tratamento quanto na conscientização dos moradores, sobre os riscos de deixar depósitos com água parada em suas residências é também um dos principais fatores para a diminuição de casos”, destacou.
Você precisa fazer login para comentar.