O ASSUNTO É

Uso exagerado do celular afeta cérebro e concentração de crianças e adolescentes

Publicado em

Especialistas revelam que o uso exagerado do celular afeta o cérebro e a concentração de crianças e adolescentes. Isso acontece porque smartphones e outras telas são fonte de estímulos rápidos.

Comentários, curtidas e a atualização constante de redes sociais provocam a liberação de dopamina no cérebro, neurotransmissor que dá sensação de prazer e satisfação.

Segundo especialistas, além de a pessoa ter o prazer imediato, a dopamina aumenta a impulsividade e dificulta a estratégia de controle de uso do aparelho. Essa alteração no cérebro pode ser irreversível.

De acordo com a psiquiatra Julia Khoury, o perigo da exposição exagerada de crianças e adolescentes a telas é que “o cérebro pode acabar sendo recrutado por esses estímulos rápidos. Esse fator pode se transformar em uma forma de pensamento preponderante”.

Segundo o psicólogo Cristiano Nabuco, PhD em psicologia clínica de dependências tecnológicas,”Isso faz com que essa população se torne biologicamente muito mais vulnerável a esse tipo de estimulação”.

Nabuco, que coordena uma unidade pioneira no país, localizada em São Paulo (SP), para atendimento de pacientes dependentes da tecnologia, afirma que as novas gerações vivem o que chama de “autismo digital”.

Alguns pesquisadores dizem que essas novas gerações são os ‘filhos do quarto’. Eles não saem mais de casa. Tudo que precisam fazer eles fazem na frente da tela. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Parceria TIM e Na Praia garante recarga de celulares e ações imersivas para público

O Festival Na Praia volta a ocupar a orla do Lago Paranoá com música, gastronomia, arte e experiências imersivas até 14 de setembro. Em...

Mais Radar

Lula chama de “irresponsável” ameaça de Trump contra o Brics

Lula minimiza ameaça de Trump de taxar Brics em 10% durante cúpula no Rio. Presidente chama fala de irresponsável e defende soberania dos países. Bloco foca em cooperação e multipolaridade, ignorando tensões com EUA, segundo relatos da cúpula.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Inscrições para CNU 2025 começam nesta quarta (2)

Começam nesta quarta-feira (2 ), as inscrições para a segunda edição...

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos...

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.