O ASSUNTO É

Três brasileiras são presas por fraude de documentos em Portugal

Publicado em

Três brasileiras foram presas por formação de quadrilha e falsificação de documentos, no distrito do Porto, em Portugal. As mulheres têm 40, 37 e 27 anos. Duas delas possuem cidadania portuguesa.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o grupo criminoso foi desmantelado nessa quinta-feira (22), po meio da operação Carta de Migrante.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de buscas e apreensões com base em inquérito conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Valongo (cidade portuguesa).

O trio é acusado de estelionato, ao emitir dezenas de Certificados de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE) e de carteiras de motoristas portuguesas. Todo o ato de forma ilegal e fraudulenta.

O SEF justificou a operação dizendo ser “necessário o recolhimento de provas e a interrupção de atividade criminosa levada a cabo por um grupo organizado de matriz familiar”.

A investigação mostrou ainda que as mulheres atuava há mais de três anos, “promovendo dezenas de fraudes à legislação que rege a livre circulação e residência de cidadãos da União Europeia e seus familiares”.

Foi detectado, ao longo das investigações, um eficiente esquema de falsificações e fraudes em cascata com recurso à moradias forjadas, na área metropolitana do grande Porto.

Dentre os documentos fraudados, estavam atestados de residência falsos e a subsequente emissão abusiva, a favor de cidadãos estrangeiros residentes no Reino Unido. Os titulares não tinha qualquer ligação ou real residência em território português.

Na prisão, também foram apreendidos documentos de identificação de terceiros, carteiras de motoristas, formulários oficiais, equipamentos de informática e equipamentos de comunicação.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Mais Radar

Regras para ciclomotores começam a valer este mês

As novas regras sobre o trânsito de ciclomotores em via pública...

Ataque americano derruba regime e ditador Maduro é preso na Venezuela

Os Estados Unidos realizaram um ataque de grande escala contra a...

Regras para ciclomotores começam a valer nesta quinta; saiba mais

As novas regras sobre o trânsito de ciclomotores em via pública...

Universidades vão engajar favelas em estudo sobre crise climática

Todos os municípios brasileiros devem elaborar planos de adaptação e mitigação...

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas

A partir de 2026, será obrigatória a exibição de filmes brasileiros...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.