Foi aberto um processo disciplinar ao Celtic devido a um protesto da torcida contra a rainha Elizabeth II em jogo com o Shakhtar Donetsk, realizado na Polônia, pela Champions.
Rainha Elizabeth II, faleceu no último dia 8, na Escócia, aos 96 anos, sendo 70 deles, no papel de monarca britânica.
A medida tomada pela Uefa, investiga uma faixa exibida pelos torcedores com a mensagem “F***-se a Coroa”. A informação foi divulgada por diferentes veículos ingleses.
Outra faixa exibia uma irônica mensagem que dizia “Meus pêsames por sua perda, Michael Fagan”, em referência ao homem que invadiu o quarto da Rainha Elizabeth II no Palácio Buckingham em 1982.
Durante a partida, a torcida também puxava gritos de ofensas contra a rainha. Em outro registro, torcedores do Celtic gritavam “Se você odeia a Família Real, bata as mãos”.
Ao contrário dos outros jogos que envolveram equipes britânicas, não houve minuto de silêncio, por temor da reação dos torcedores do time adversário. Apenas a faixa direcionada à Coroa é alvo da Uefa.
E mesmo quebrando o protocolo, a torcida do Rangers cantou o hino britânico antes do jogo com o Napoli.
Contudo, a entidade de futebol europeu proíbe hinos nacionais. Apenas o tema da Champions pode ser tocado nos estádios. No entanto, o clube, não é alvo de processo.
Em homenagem à Rainha Elizabeth, a torcida do Rangers fez um mosaico com a bandeira britânica e uma silhueta da monarca ao centro.
Com 130 anos de história, Celtic e Rangers protagonizam uma das maiores rivalidades do mundo. Um dos motivos da discórdia é a relação dos dois clubes e suas torcidas com a Família Real britânica.
O mais antigo, Rangers é ligado aos protestantes, conservadores favoráveis à união entre Escócia e o Reino Unido. Já o Celtic tem raízes irlandesas e está conectado ao lado católico e progressista do país. Os torcedores são separatistas, em sua maioria.
O Rangers decretou luto e fez declarações públicas em solidariedade à Família Real após a morte da Rainha, além das homenagens no jogo com o Napoli. O Celtic apenas publicou uma nota protocolar em seu site oficial.