O ASSUNTO É

Telegram tem prazo para entregar dados à PF, sob pena de sair do ar

Publicado em

Na tarde dessa quarta-feira (19), a Justiça deu o prazo de 24 horas para o Telegram repassar dados de grupos e de pessoas suspeitas de planejar ataques à escolas sob pena de suspender o serviço no Brasil.

Segundo a Polícia Federal (PF), o pedido foi feito “por motivo de segurança”. No entanto, a corporação alega que o Telegram estaria se recusando a passar dados e informações que ajudariam na identificação dos suspeitos.

O pedido foi deferido pela Justiça Federal. Na decisão, foi concedido ao Telegram o prazo de 24 horas para repassar os dados requeridos pela PF, após ser notificado.

As operadoras serão oficiadas de decisão que suspende as atividades do Telegram no país. As informações solicitadas são de grupos que estariam promovendo ódio e incentivando crianças a praticar atos violentos nas escolas, com apoio neonazistas.

O Ministério da Justiça aponta que 756 perfis em diferentes redes sociais foram retirados do ar por influenciar ou estimular ataques violentos nas escolas, após ataques em escolas de São Paulo e de Santa Catarina.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino explicou que, em 100 casos, houve pedido para que as redes preservassem o conteúdo desses perfis para abastecer investigações em andamento.

Na última terça (18), o presidente Lula se reuniu com ministros, governadores e chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, no Palácio do Planalto, para criar um “Conselho da Federação” que possa enfrentar essa e outras questões em âmbito nacional.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF Saúde se aproxima dos cinco anos com 104 mil beneficiários

O GDF Saúde, lançado em 2020, consolidou-se como um marco na valorização dos servidores do Distrito Federal. Em quase cinco anos de atuação, o plano...

Mais Radar

Moradias do Minha Casa, Minha Vida são entregues a 2.837 titulares

O governo entregou 2.837 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em...

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.