O ASSUNTO É

Sistema Penitenciário: 21% dos egressos voltam ao crime em até 1 ano

Publicado em

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulgou um relatório inédito, elaborado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que traz dados ligados à rotina criminal no Brasil.

O estudo revela que a média de reincidência no primeiro ano gira em torno de 21%, progredindo a uma taxa de 38,9% após 5 anos de saída do Sistema Penitenciário, seja por decisão judicial, progressão de pena ou fuga. No total, foram analisados 979 mil presos, entre 2008 e 2021.

Entre os que voltam ao crime no primeiro ano, 50% cometem delitos em até 3 meses. Dos 21% que voltam a cometer crimes ainda no primeiro ano, 29% reincidem logo no primeiro mês. O balanço serve para a elaboração de políticas públicas, que visem a ressocialização da pessoa que esteve privada de liberdade.

Dentre os crimes mais comuns constatados pela pesquisa, estão uso e tráfico de drogas; roubos; furtos; ameaças e lesões corporais. Dos detentos pesquisados, todos voltaram a cometer o mesmo tipo de crime.

Para o estudo, foram utilizados dados disponibilizados pelo Depen, da Receita Federal e do Sistema Único de Saúde (SU).

A pesquisa usou dados de 13 estados brasileiros: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»