O funcionário público Evandro Figueiredo, suspeito de espalhar informações falsas que favoreceriam o atual governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) foi exonerado nesta quinta-feira, 15 . O servidor, que trabalhava na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, teria publicado no site Capixabao.com uma pesquisa eleitoral que apontava a vitória de Hartung na corrida pela reeleição
O caso foi investigado pela Polícia Federal na Operação “Voto Limpo”, deflagrada nesta quinta-feira. A PF recolheu computadores, celulares e outros materiais na casa e no trabalho de Figueiredo. As investigações começaram após uma denúncia anônima. Pelo menos 12 agentes participam da operação.
A matéria foi retirada do ar por ordem judicial. Além da notícia falsa divulgada no site, outra pesquisa estaria circulando em grupos de WhatsApp.
O documento apontava uma possível vitória de Hartung, com 39% dos votos, em um cenário contra o ex-governador Renato Casagrande (PSB) com apenas 30% das intenções. Os dois são adversários desde a última eleição para o cargo no Estado.
De acordo com o delegado da PF Vitor Morais Soares o ex-servidor fez a publicação para influenciar a eleição de Hartung e, consequentemente, garantir o próprio cargo.
“Ele fez isso para o benefício próprio, pensando em ocupar um cargo, caso houvesse a continuidade do atual governo”, disse o delegado da PF.
A pesquisa falsa também revelava uma tendência favorável para o atual deputado estadual Amaro Neto (PRB), que disputaria o cargo de Senador.
Um dos responsáveis pelo site Capixabao.com também teria sido ouvido nesta semana. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo o delegado Soares, os envolvidos no caso prestaram esclarecimentos à PF e foram liberados. O inquérito policial segue em segredo de justiça e será concluído em 30 dias.
Postado por Radar