O ASSUNTO É

SERVIDOR É EXONERADO POR ESPALHAR “FAKE NEWS” PARA FAVORECER GOVERNADOR

Publicado em

O funcionário público Evandro Figueiredo, suspeito de espalhar informações falsas que favoreceriam o atual governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) foi exonerado nesta quinta-feira, 15 . O servidor, que trabalhava na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, teria publicado no site Capixabao.com uma pesquisa eleitoral que apontava a vitória de Hartung na corrida pela reeleição

O caso foi investigado pela Polícia Federal na Operação “Voto Limpo”, deflagrada nesta quinta-feira. A PF recolheu computadores, celulares e outros materiais na casa e no trabalho de Figueiredo. As investigações começaram após uma denúncia anônima. Pelo menos 12 agentes participam da operação.

A matéria foi retirada do ar por ordem judicial. Além da notícia falsa divulgada no site, outra pesquisa estaria circulando em grupos de WhatsApp.

O documento apontava uma possível vitória de Hartung, com 39% dos votos, em um cenário contra o ex-governador Renato Casagrande (PSB) com apenas 30% das intenções. Os dois são adversários desde a última eleição para o cargo no Estado.
De acordo com o delegado da PF Vitor Morais Soares o ex-servidor fez a publicação para influenciar a eleição de Hartung e, consequentemente, garantir o próprio cargo.

“Ele fez isso para o benefício próprio, pensando em ocupar um cargo, caso houvesse a continuidade do atual governo”, disse o delegado da PF.

A pesquisa falsa também revelava uma tendência favorável para o atual deputado estadual Amaro Neto (PRB), que disputaria o cargo de Senador.

Um dos responsáveis pelo site Capixabao.com também teria sido ouvido nesta semana. Até o momento, ninguém foi preso.

Segundo o delegado Soares, os envolvidos no caso prestaram esclarecimentos à PF e foram liberados. O inquérito policial segue em segredo de justiça e será concluído em 30 dias.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»