A fiscalização para garantir o confinamento na cidade de Chennai, na Índia , ganhou um elemento inusitado na tentativa de alertar os cidadãos sobre o perigo do novo coronavírus , causador da Covid-19 . O inspetor de polícia Rajesh Babu está fiscalizando veículos enquanto veste um capacete que simula o que seria a aparência do coronavírus, segundo as imagens microscópicas divulgadas por cientistas.
O capacete foi feito pelo artista local B. Gowtham, que teve a ideia para tentar alertar a população indiana. “Temos ordens do governo para não sair – mas ainda assim, estamos vendo pessoas perambulando aqui e ali sem equipamento de segurança adequado, sem máscaras “, explicou Gowtham em entrevista à CNN.
Leia também: Homem é preso na China por tentar fugir do isolamento
Segundo o artista, o intuito é fazer com que as pessoas sintam “o vírus caminhando na direção delas”. Gowtham usou jornais e lenço de papel para customizar o capecete, e ofereceu a obra ao inspetor Babu, que se animou com a possibilidade e passou a utilizar o ítem para conscientizar os indianos.
O primeiro-ministro da Índia , Narendra Modi, decretou confinamento total, na última teraç-feira, mas nem todos estão respeitando. De acordo com balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins, o país já tem 27 mortes e 1.024 casos confirmados de Covid-19 .