A plataforma Não Me Perturbe fechou o ano de 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados. O objetivo é evitar receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de oferta de crédito consignado.
Criada pelo setor de telecomunicações do governo, a ferramenta foi criada dentro do sistema de autorregulação das operadoras e está em operação desde julho de 2019.
O ano passado, o número de telefones cadastrados na plataforma aumentou em 1,7 milhão, registrando quase 5 mil cadastros por dia, conforme a Conexis Brasil Digital, sindicato que reunia as principais operadoras de telecomunicações do país.
A unidade federativa com a maior relação entre números cadastrados na plataforma e o total de telefones foi o Distrito Federal, com 9,4% da base de números fixos e móveis.
“a iniciativa da Não Me Perturbe é um excelente exemplo do impacto positivo da autorregulação e comprova a maturidade do setor de telecomunicações”, destacou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital.
O usuário que quiser bloquear seus números de celular deve fazer o cadastro no site https://www.naomeperturbe.com.br/, pelo aplicativo Não Me Perturbe ou por meio dos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons).
Em decisão tomada em setembro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deveriam aderir à plataforma Não Me Perturbe.
A medida inclui as operadoras de pequeno porte que não poderão oferecer serviços de telemarketing para quem estiver na lista da plataforma.

