O ASSUNTO É

PF prende mulher de senador e ex-governador do Amazonas

Publicado em

A ex-primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, foi presa temporariamente pela Polícia Federal (PF) no Amazonas, nesta sexta-feira (19), após ser deflagrada a operação Vertex, nova fase da operação Maus Caminhos. Os irmãos do senador e ex-governador do Amazonas, Omar Aziz, Amin, Mansour e Murad Aziz também foram presos. O advogado Lino Chíxaro também teve sua prisão decretada.

A nova fase da operação cumpriu 9 mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, sendo uma delas na casa do senador Omar Aziz, localizada no conjunto Ephigênio Sales, mais 18 mandados de bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas (aproximadamente 92,5 milhões de reais), 7 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal nesta sexta-feira a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas.

Investigação

A investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal – STF, da Operação Maus Caminhos, em razão dos indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas pelo ex-governador Omar Aziz, que por exercer o cargo de senador, poderia ter direito a foro por privilegiado no STF.

Em razão do entendimento do Supremo Tribunal de que foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas, o Ministro Dias Toffoli determinou a remessa da investigação ao juízo de 1ª instância, sendo que em janeiro de 2019 a investigação foi retomada.

Entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria havido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.

Nejmi é vice-presidente estadual do PSD-AM e nas últimas eleições concorreu ao cargo de deputada estadual, mas não foi eleita. Seu marido, Omar Aziz, foi governador do Amazonas entre os anos de 2010 e 2014. Desde 2014 ele ocupa vaga no senado. Em 2018 Omar tentou a reeleição ao governo, mas terminou em quarto lugar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem...

Brasil e mais 16 países assinam carta por transição energética justa

Uma carta conjunta em defesa da transição energética justa e equitativa...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.