O ASSUNTO É

PAU NO DEMOCRATAS| Bolsonaro vai tirar Mandetta e acena para o MDB com Osmar Terra

Publicado em

|Da Redação RADAR-DF|

O presidente Jair Bolsonaro já tomou a decisão. Vai demitir ainda nesta segunda-feira (6), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, homem da confiança dos presidentes do Senado e da Câmara. Para o lugar de Mandetta vai o médico e deputado federal Osmar Terra do MDB do Rio Grande do Sul.

 

O MDB volta a ribalta do poder em meio a uma das maiores pandemias do século: o Covid 19. No Palácio do Planalto, o presidente se reune na tarde de hoje com todos os seus ministros, inclusive com o próprio Luiz Henrique Mandetta, para anunciar a mudança na pasta da saúde.

O presidente teria se sentido isolado diante das manobras feitas nos bastidores pelos presidentes da Câmara e do Senado, ambos do DEM. Rodrigo Maia (RJ) e Davi Alcolumbre (AP) estariam pilotando o processo de desgaste de Bolsonaro diante do seu posicionamento em relação às medidas da quarentena.

Os dois usam Mandetta que trava uma guerra contra o presidente por divergirem em assuntos como o isolamento social e o uso da hidroxicloroquina, medicamento que ainda está sendo testado e vem sendo usado no tratamento de casos graves de infectados por coronavírus.

Na quinta-feira passada, Alcolumbre e Maia recusaram um convite feito pelo presidente para conversarem sobre a situação de conflito entre ele e o seu ministro da Saúde. Em vez disso, os dois congressistas preferiram jantar com Luiz Henrique Mandetta.

Ao contrário da posição do quase ministro  demitido, Osmar Terra, que foi ministro da Cidadania de Bolsonaro até fevereiro deste ano, tem defendido o fim do isolamento social e sustenta que a medida não resolve e pode prejudicar a economia, mesma tese defendida pelo presidente.

Médico especializado em saúde perinatal e com mestrado em neurociências, Terra foi prefeito de Santa Rosa (RS), sua cidade natal.

Em Porto Alegre, ele foi superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), de 1986 a 1988 e secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, de 2003 a 2010.

Osmar Terra é filiado ao MDB há mais de 30 anos e foi ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do governo Michel Temer  (2016-2018). Terra foi eleito seis vezes deputado federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»