Por causa da idade avançada e de alguns problemas de saúde, o papa Francisco admitiu que o “cansaço” pode levá-lo a uma renúncia do comando da Igreja Católica, mesmo que sua vontade seja continuar.
Nesta sexta (10), o patriarca disse em uma entrevista que o cansaço atrapalha em ver as coisas com clareza. “A falta de clareza, de saber avaliar as situações. Também pode se dar por problema físico”, disse à rede pública de Rádio e Televisão Suíça (RSI).
A entrevista ocorreu em meio às comemorações de 10 anos do chefe à frente da Igreja Católica. No bate papo ele destacou também que está velho e com menos resistência.
Atualmente, o Papa está acometido por fortes dores no joelho, que o obrigam a se locomover em cadeira de rodas. Com 85 anos, o sacerdote revelou que ficou envergonhado, no início, devido ao problema de saúde.
Francisco disse que uma carta de renúncia está pronta, e será publicada, caso os problemas de saúde persistam e continuem atrapalhando no exercício de sua função.
O Papa também faz questão de ressaltar que a renúncia só deve ser feita em situações excepcionais e que a medida não deve se tornar moda na igreja.