O ASSUNTO É

Oxford e AstraZeneca anunciam suspensão de testes da vacina contra a covid-19

Publicado em

A farmacêutica AstraZeneca anunciou a suspensão dos testes com a possível vacina contra a covid-19 após a suspeita de reações adversas provocadas pelo imunizante.

A informação foi publicada, nesta terça-feira, pelo jornal americano The New York Times, citando o site Stat News, especializado em saúde e tecnologia.

Desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, esta vacina é a aposta do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para imunizar a população.

De acordo com o portal, um porta-voz da AstraZeneca informou que o padrão da revisão de processo desencadeia uma pausa na vacinação para permitir uma revisão das informações de segurança do imunizante.

A AstraZeneca e a universidade britânica de Oxford desenvolvem uma vacina, que inclui voluntários brasileiros, que estava em estágio avançado de pesquisa em parceria com a Fiocruz.

“Esse é um processo de rotina que precisa acontecer conforme seja detectados potenciais problemas em um dos braços de teste”, afirma a AstraZeneca.

A farmacêutica diz ainda que, em estudos com participação de muitas pessoas, como é o caso da fase 3 da vacina em questão, problemas de saúde ocorrerão aleatoriamente, mas tais casos precisam ser analisados por uma equipe independente.

A pausa pode impactar o cronograma de conclusão do estudo. A empresa afirma que está trabalhando para revisar o evento encontrado e minimizar qualquer potencial impacto no cronograma.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a decisão de pausar os estudos veio do laboratório, que comunicou a medida os países participantes.

De acordo com fonte da Anvisa, o laboratório apenas enviou um comunicado à agência sobre a interrupção, sem detalhar que tipo de efeito colateral foi notado em participante do estudo, por exemplo, que levou a travar os trabalhos. Técnicos da Anvisa, agora, buscam mais informações da AstraZeneca.

“A decisão de interromper os estudos foi do laboratório, que comunicou os países participantes. A Anvisa já recebeu a mensagem e vai aguardar o envio de mais informações para se pronunciar oficialmente”, disse a Anvisa em nota

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com reforço do transporte público coletivo. A medida é da...

Mais Radar

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem...

Brasil e mais 16 países assinam carta por transição energética justa

Uma carta conjunta em defesa da transição energética justa e equitativa...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.