O ASSUNTO É

Nobel vai para três cientistas por descobertas sobre mecânica quântica

Publicado em

A Academia Real das Ciências da Suécia divulgou nesta terça-feira (4), que o prêmio Nobel de Física 2022 foi conquistado por três cientistas. O valor de R$ 4,8 milhões será dividido entre Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger.

O trio conseguiu a premiação por estudos sobre a mecânica quântica, um campo da Física que investiga o comportamento de micro partículas, elétrons e fótons. Os ganhadores são da França, Estados Unidos e Áustria.

De acordo com o comitê do Nobel, as descobertas “lançaram as bases para uma nova era da tecnologia quântica”.

“Ser capaz de manipular e gerenciar estados quânticos e todas as suas camadas de propriedades nos dá acesso a ferramentas com um potencial inesperado”, diz o comitê.

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger levaram o Nobel por experimentos inovadores, chamados entrelaçamentos quânticos. O fenômeno físico junta duas partículas subatômicas que se comportam como uma única unidade, até mesmo quando elas estão separadas.

Segundo especialistas, elas podem ser influencidas mesmo a anos-luz de distância. Além disso, o que acontece no entrelaçamento de uma, determina o que acontece com a outra, mesmo que elas estejam muito distantes para serem afetadas.

O prêmio do ano passado foi destinado a três cientistas que contribuíram para modelos do aquecimento global. Desde 1901, mais de 200 pessoas foram escolhidas.

Das 218 pessoas contempladas com o Nobel em Física, apenas 4 eram mulheres. A cientista polonesa Marie Curie foi a primeira do grupo feminino a ganhar o prêmio.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Mais Radar

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) destinará 3% das moradias...

Papa Francisco morre aos 88 anos, confirma Vaticano

Papa Francisco, morto aos 88 anos, deixa legado de humildade e defesa da justiça social. Vaticano confirma óbito às 2h35 (Brasília). Conclave para novo papa será convocado em breve, enquanto fiéis homenageiam o pontífice em Roma.

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para...

Prova nacional dos docentes (PND) tem edital previsto e adesões aumentam

Aguardado edital da Prova Nacional dos Docentes (PND), o CNU dos Professores, promete unificar o ingresso na educação pública. Secretarias como SME SP e SEED AP já aderiram, com provas práticas e formação no processo seletivo.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.