O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento nesta quinta-feira (29)sobre o pleito, cujo primeiro turno será neste domingo (2). O ministro exaltou o papel das urnas eletrônicas na transparência das eleições.
“É motivo de orgulho nacional a construção de eleições seguras, transparentes e limpas a partir das urnas eletrônicas”, afirmou.
O presidente do TSE agradeceu ainda aos ministros da Corte, à Procuradoria-Geral Eleitoral, aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais, aos mesários – a quem chamou de agentes da cidadania – e aos servidores da Casa e de toda a Justiça Eleitoral (JE).
De acordo com o ministro, a JE “vem atuando com costumeira seriedade, competência, coragem e transparência, honrando a histórica vocação para concretizar sobre a democracia e a autêntica coragem que tem em lutar pelo Estado Democrático de Direito”.
O presidente do TSE também garantiu que todo o eleitorado terá segurança e liberdade para efetivar o voto neste domingo.
“Todos os eleitores podem ter a certeza e a tranquilidade de que no domingo vão se dirigir [às urnas] e manifestar livremente sua posição. O Estado e o poder público vão garantir total segurança”, anunciou.
Moraes ressaltou o apoio das Polícias Federal, Civil e Militar para assegurar eleições pacíficas. E lembrou ainda que não serão permitidos celulares nas cabines de votação.