A Lei nº 15.141, de 2 de junho de 2025, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (03), marca uma conquista histórica para servidores públicos com a reestruturação de carreiras administrativas, especialmente destacada no Artigo 214.
Fruto de intensa luta, a Lei representa uma conquista significativa para os servidores públicos, valorizando profissionais de nível superior que desempenham funções administrativas essenciais.
A medida reconhece, também, o papel estratégico desses trabalhadores na estrutura do Poder Executivo federal.
Essa mudança fortalece a gestão administrativa, reconhecendo o papel essencial desses servidores na administração pública.
Além de criar as Carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, a lei reformula a remuneração de servidores, cargos em comissão e funções de confiança, padronizando gratificações de desempenho.
- Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
- Plataformas passam a exigir autorização para remunerar menores
- Governo repassa R$ 337 milhões para combate a incêndios e desmatamento
- Brasil desenvolve sensor de freio obrigatório para carros em 2029
- Governo sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo
A reestruturação transforma cargos efetivos vagos em novas funções, promovendo eficiência e equidade.
O Artigo 214, ao centralizar a supervisão no Ministério da Gestão, garante maior integração e coordenação nas políticas administrativas, alinhando-as às demandas do serviço público moderno.
A legislação também ajusta a designação de membros de conselhos de entidades fechadas de previdência complementar, promovendo transparência.
Com essas mudanças, o governo busca otimizar a administração federal, valorizando carreiras essenciais e promovendo um serviço público mais eficaz e alinhado aos objetivos de desenvolvimento socioeconômico e de justiça, atendendo a uma reivindicação histórica dos servidores.

