O pacote intitulado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como “pacote antivírus” inclui medidas para auxiliar os setores econômicos e sociais mais atingidos pelo coronavírus. Ao todo, são esperadas cerca de 20 ações da pasta econômica.
De acordo com o colunista do “G1”, Valdo Cruz, o pacote inclui benefícios aos idosos, estímulos ao setor da construção civil, linhas de crédito para empresas ligadas ao turismo e auxilio às companhias aéreas.
Uma das primeiras medidas será facilitar o acesso ao 13° salário de aposentados e pensionistas.Antes, a primeira parcela deveria ser paga em agosto, com a nova medida, a parcela será paga em abril, liberando R$ 24 bilhões na economia. A segunda parcela, paga em dezembro, também pode ser adiantada.
Segundo o ministro, a idade avançada é um dos fatores de risco para que os sintomas da Covid-19 se agravem. “Se a situação piorar neste público, podemos antecipar o restante em maio, para que eles tenham recursos para pagar despesas extras”, informou Guedes.
O governo também estuda reduzir os juros dos empréstimos consignados do INSS. Para a construção civil, a intenção é destinar R$ 75 bilhões para o setor.Quanto ao turismo, as medidas devem auxiliar companhias aéreas e empresas de serviços como bares, restaurantes e eventos.