O ASSUNTO É

Ibama receberá 825,7 milhões para combate ao desmatamento ilegal

Publicado em

Para reforçar as ações de fiscalização ambiental, o presidente Lula anunciou o repasse de R$ 825,7 milhões do Fundo Amazônia. O documento também abrange o controle do desmatamento ilegal na Amazônia executada pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os recursos deverão ser usados no prazo de 60 meses para modernizar a resposta ao desmatamento e aumentar a presença do Estado na Amazônia Legal. Entre as ações previstas, estão a compra de helicópteros de grande porte com proteção balística e de drones.

As medidas se inserem nas ações do governo relacionadas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

“O Fundo Amazônia é fruto do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. É resultado de doações realizadas a partir da redução do desmatamento que obtivemos no bioma. Neste governo, já evitamos lançar na atmosfera 450 milhões de toneladas de CO2 [dióxido de carbono]. Isso dobrou os recursos do Fundo Amazônia. Esse dinheiro volta agora volta ao Ibama para a compra de mais helicópteros, meios tecnológicos e serviços públicos com o objetivo de prevenir e combater incêndios e desmatamento”, disse Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Também foi assinado o decreto que trata da Estratégia e do Plano de Ação Nacionais de Biodiversidade, o decreto que institui a estratégia nacional para a conservação e o uso sustentável dos recifes de coral, decreto que dispõe sobre o programa de áreas protegidas da Amazônia e o que estabelece os limites do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, localizado na Serra do Mar, no Paraná.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (20) mais uma morte no estado provocada pelas chuvas que causaram estragos e...

Mais Radar

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira...

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.876 da Mega-Sena, realizado...

Mais de 5 milhões de famílias do CadÚnico receberam antenas digitais

Mais de 5 milhões de famílias brasileiras de baixa renda inscritas...

Lei 15.141/2025: Valorização de carreiras administrativas federais

Nova lei reestrutura cargos, cria carreiras no Executivo Federal e valoriza servidores com lotação no Ministério da Gestão, promovendo eficiência e equidade na administração pública.

Caixa lança linha de crédito para construtoras de habitação popular

A nova linha de crédito da Caixa Econômica Federal permitirá às...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.