O ASSUNTO É

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

Publicado em

Aplicativos e jogos eletrônicos, além de produtos audiovisuais, também poderão ter classificação indicativa. O documento com as novas medidas foi assinado ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Também foi definida a criação de uma nova faixa etária indicativa, a de 6 anos de idade, para filmes, programas e também para os novos itens passíveis de classificação. Até agora, as classificações existentes são livre, 10 anos, 12, 14,16 e 18 anos.

“A portaria que assinamos é especialmente inovadora ao incluir a chamada interatividade digital”, disse o ministro. Atualmente, a classificação indicativa se baseava apenas em conteúdo que continham sexo, nudez, drogas e violência.

O objetivo é criar mecanismos que contribuam para a construção de um ambiente midiático e digital mais seguro, educativo e respeitoso para as crianças brasileiras.

O governo ainda lançou vídeos do programa Famílias Fortes, para fomentar políticas para reduzir fatores de risco relacionados à violência, à saúde mental e ao uso de drogas.

Outro anúncio foi a aprovação de projeto do governo para dar prioridade à tramitação de procedimentos penais envolvendo mortes violentas de crianças e adolescentes.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo destacou que o dever do Estado é garantir plenitude de acesso aos direitos para que seja possível assegurar um projeto de vida plena. “São mais de 54 milhões de crianças e adolescentes no país, mas os dados sobre sua situação de segurança são preocupantes”.

Outro dado destacado é que houve o aumento de 245,6% de interrupções no calendário escolar por conta da violência. No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

O governo federal criou 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais. A portaria traz medidas que visam ampliar e modernizar...

Mais Radar

Brasil lança proposta para quadruplicar combustíveis sustentáveis

O Brasil lançou nesta terça-feira (14), no segundo e último dia...

Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário

A nova política do governo federal deve financiar mais 80 mil...

Moradias do Minha Casa, Minha Vida são entregues a 2.837 titulares

O governo entregou 2.837 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em...

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.