O ASSUNTO É

FENÔMENO | Vai chover meteoros no Norte e Nordeste do Brasil, nesta madrugada

Publicado em

Quem gosta de observar o céu já sabe que dia 12 de agosto é uma data especial no calendário de eventos astronômicos. É nessa época em que, todos os anos, somos presenteados com o pico da chuva de meteoros Perseidas.

Neste ano o melhor horário para observar a chuva de meteoros será na madrugada desta segunda (12) para terça-feira (13), das 3h até o amanhecer, ao leste, sentido de onde nasce o Sol.

Na madrugada de terça para quarta (14) provavelmente ainda será possível ver mais meteoros , ainda que em menor intensidade do que no dia anterior.

O fenômeno será melhor visualizado nos estados brasileiros do Norte e Nordeste, já que a chuva de meteoros é visível a partir da constelação de Perseu, situada mais ao Norte do Equador Celeste. Nesta região do Brasil será possível ver entre 50 e 60 meteoros por hora nesta madrugada.

Segundo o professor de astronomia James Solon, fundador e coordenador do grupo pernambucano AstroPE, que se dedica a divulgar informações sobre astronomia, é possível observar os meteoros no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil também, mas com uma visibilidade menor.

Nas cidades maiores, a poluição luminosa pode atrapalhar o espetáculo, mas não é impossível visualizar o fenômeno pelo céu.

“Já ouvi relatos de pessoas que conseguiram ver alguns meteoros em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse Solon, em entrevista à Planeta . Mas quem mora no interior ou conseguir se afastar dos grandes centros terá o privilégio de tentar ver as estrelas cadentes – nome popular dos meteoros – diretamente do seu quintal.

A chuva de meteoros Perseidas é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que tem um período orbital de 133 anos. Seu último periélio, ou seja, o período em que ele se aproximou mais do Sol, foi em 1992. Sua próxima aproximação está prevista para o ano de 2126.

Leia também: Vídeos originais da chegada do homem à Lua são leiloados por quantia milionária

Todos os anos, quando a Terra atravessa esses fragmentos deixados pelo cometa, esses detritos se chocam com a atmosfera terrestre. O ar superaquece e brilha, e esse brilho é o fenômeno que chamamos de meteoro .

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Educação promove 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública

A 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública traz intercâmbio cultural, valorização da diversidade e aprimoramento do ensino de idiomas. O projeto é...

Mais Radar

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.896 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.