O ASSUNTO É

Estudos mostram benefícios das florestas para grandes cidades

Publicado em

Um estudo recente, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou que a floresta na cidade pode ajudar a limpar a atmosfera de hidrocarbonetos, poluentes nocivos para a saúde humana.

O relatório revela que a preservação e expansão de florestas são importantes para as grandes cidades. Segundo a pesquisa, a mata traz benefícios como melhorar a qualidade do ar, amenizar o calor, evitar enchentes e garantir o abastecimento de água potável.

Conforme a pesquisa, realizada entre outubro de 2022 e março deste ano, o ar florestal pode ter até sete vezes menos hidrocarbonetos do que aquele coletado em bairros totalmente urbanizados e sem grandes concentrações de vegetação.

O estudo mostra também que a floresta pode ajudar na qualidade do ar, mesmo em áreas totalmente alteradas.

No ano passado, uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada em três remanescentes de área florestal na cidade de Curitiba, concluiu que a mata colabora para reduzir o calor em seu entorno.

A organização internacional World Resources Institute (WRI) mantém uma iniciativa chamada Cities4Forests (Cidades para florestas, em português), que busca incentivar a conservação, manejo e restauração de florestas em áreas urbanas e seus entornos.

De acordo com a Cities4Forests, existem três tipos de florestas, com base em sua localização em relação à cidade: as internas (situadas dentro das cidades), as adjacentes (que estão no entorno) e as florestas distantes.

O gerente de Desenvolvimento Urbano da WRI no Brasil, Henrique Evers afirma que “as florestas internas podem ajudar com questões de drenagem, conforto térmico, lazer. As do entorno têm um trabalho mais forte na questão da segurança hídrica, provisão de água”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Turismo internacional no Brasil bate recorde em 2025

O Brasil registrou a visita de 7,68 milhões de turistas internacionais,...

Programa do governo quer aprofundar conexão com as periferias

O programa Governo na Rua será lançado pelo governo para ouvir...

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu: 6 mortos e 750 feridos

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu (PR): 6 mortos, 750 feridos, 1.000 desalojados e cidade sem luz, água ou alimentos. Luto oficial de 3 dias. Hospital de campanha montado. Há suspeita de vítimas sob escombros.

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em Projetos habitacionais

Para mensurar a geração de carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados...

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

Dentre as vantagens colocadas pelo governo para tirar a Carteira Nacional...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.