Para garantir a segurança do público na Esplanada dos Ministérios durante o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que ocorre neste domingo (7), um esforço conjunto será realizado por órgãos de segurança do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Ministério da Defesa.
O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente, com unidades especializadas como Cavalaria, BPCães, Bope, além da Polícia Civil com a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA).
A região será monitorada por câmeras e drones, e o GSI empregará meios das Forças Armadas, atuando preventivamente para analisar possíveis riscos às autoridades.
A Esplanada será interditada a partir das 17h de sábado (6), com bloqueios na via S1 a partir da Catedral e na via N1, expandindo-se às 23h para incluir trechos da L4 e da Rodoviária do Plano Piloto.
Medidas de segurança e regras para o público no desfileO desfile, com o tema “Brasil Soberano”, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades.
O transporte público será gratuito no Distrito Federal, com o metrô funcionando das 5h30 às 19h. O acesso ao desfile inicia às 6h, com pontos de revista na via S1 e nas escadarias dos ministérios.
Itens como armas, objetos cortantes, sprays, garrafas de vidro, mochilas grandes e drones sem autorização são proibidos, assim como animais, exceto cães-guia.
É permitido levar lanches, água, suco, máscaras hospitalares, bonés, chapéus e protetor solar (exceto em spray).
As arquibancadas terão acesso controlado, com locais adaptados para pessoas com deficiência no Bloco J, além de pontos de hidratação e banheiros químicos disponíveis.