O ASSUNTO É

Aeronáutica vai controlar espaço aéreo da terra Yanomami para combater garimpo ilegal

Publicado em

A Aeronáutica vai controlar o espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para combater o garimpo ilegal enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

A medida faz parte de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o projeto, será criada uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), que controlará “todos os tipos de tráfego aéreo ilícito”.

A decisão foi assinada nessa segunda-feira (30) e publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta terça-feira (31). A Polícia Federal, o Ibama e os demais órgãos da administração pública federal poderão atuar como polícia administrativa, nos casos em que forem constatadas atividades suspeitas.

O acesso de pessoas ao território Yanomami também consta no decreto. Dentre os objetivos, um dos pricipais é neutralizar aeronaves e equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.

“Acesso de pessoas ao território Yanomami ocorrerá de acordo com o disposto em ato conjunto editado pelo Ministro de Estado da Saúde e pelo Ministro de Estado dos Povos Indígenas, com vistas à prevenção e à redução do risco de transmissão de doenças e de outros agravos.”

O documento determina ainda que a Força Nacional de Segurança (FNS) pode atuar para proteger equipes de saúde e de assistência no território em questão.

Dados de inteligência e transporte aéreo logístico das equipes da PF, Ibama, e outros órgãos federais atuando na região serão fornecidos pelo Ministério da Defesa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Projeto oferece troca e doação de obras literárias no Cine Brasília

O Cine Livro visa promover um espaço de leitura e compartilhamento de livros no foyer do Cine Brasília. Estantes foram posicionadas no local, onde...

Mais Radar

Lula chama de “irresponsável” ameaça de Trump contra o Brics

Lula minimiza ameaça de Trump de taxar Brics em 10% durante cúpula no Rio. Presidente chama fala de irresponsável e defende soberania dos países. Bloco foca em cooperação e multipolaridade, ignorando tensões com EUA, segundo relatos da cúpula.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Inscrições para CNU 2025 começam nesta quarta (2)

Começam nesta quarta-feira (2 ), as inscrições para a segunda edição...

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos...

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.