O relatório síntese do atual ciclo de avaliações sobre o aquecimento global provocado pelo homem foi divulgado nessa segunda-feira (20), pelo IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
Os dados não trazem novos estudos, mas traduzem um resumo final do conteúdo dos seis últimos relatórios elaborados pelo painel, reconhecido mundialmente como a fonte mais confiável de informações sobre o tema.
Embora muito ainda precise ser feito para evitar o colapso climático do planeta, no documento, os cientistas alertam que ainda há esperança para a ação global frente à estabilização da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, disse o presidente do IPCC, Hoesung Lee.
O relatório, que tem 93 autores, pontua que existem várias opções viáveis e eficazes para que a humanidade se adapte às mudanças climáticas e reduza globalmente as emissões de poluentes.
O IPCC destaca que o desafio continua cada vez maior, já que as demandas vistas como fundamentais para que o aquecimento do planeta não ultrapasse o limite de 1,5°C até o fim do século vêm sendo implementadas num ritmo considerado insuficiente.