Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Aversão às mulheres: Resta o PT se retratar pelo misógino Gabriel Magno

Publicado em

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Distrito Federal viveu momentos de constrangimento nesta quarta-feira, após uma onda de críticas direcionadas à legenda devido às declarações misóginas do deputado distrital Gabriel Magno (PT).

Utilizando suas redes sociais, que são financiadas com recursos públicos, Magno lançou ataques contra a vice-governadora Celina Leão (PP), que é candidata à reeleição no governo do DF para o ano de 2026.

Segundo fontes internas, o partido exigiu que Magno fizesse uma retratação pública.

Seus comentários foram vistos não apenas como um ataque ao governo do Distrito Federal, mas especificamente a uma figura feminina que, como qualquer outra pessoa, tem pleno direito de participar da vida política.

Em postagens no Instagram, Magno usou memes para fazer comparações debochadas que associavam Celina Leão ao recente término do relacionamento do cantor Belo com Gracyanne Barbosa, sugerindo uma traição análoga no âmbito governamental.

Esses memes foram criticados por propagarem ódio, desprezo e preconceito contra mulheres.

A polêmica ganhou ampla repercussão na mídia e foi tema de discursos acalorados por parte de outros deputados distritais na tribuna da Câmara na tarde de terça-feira.

Os colegas de Magno condenaram veementemente seu comportamento, destacando-o como um exemplo claro de misoginia.

Caso o PT opte por não se manifestar sobre o incidente, isso poderia ser interpretado como um sinal de falta de comprometimento com a luta em defesa dos direitos das mulheres e contra preconceitos, ódio e violência sexual.

A situação coloca o partido em uma posição delicada, onde suas próximas ações poderão definir sua postura diante de questões de gênero e respeito mútuo na política.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político